Uma Smart TV faz tudo o que uma TV normal faz, e muito mais. Nela, você pode navegar na internet, ver streamings, assistir vídeos no YouTube, entre muitos outros usos, tudo isso sem precisar estar conectado a um computador . Acessar a Netflix diretamente de sua TV e continuar sua série favorita é algo que você quer? Então você precisa de uma Smart TV!
Agora que você já decidiu ter uma, qual é o próximo passo? Como escolher a TV ideal? Confira nossas dicas!
Qualidade de imagem da Smart TV
Quem acompanha o mundo dos games já está acostumado com o termo resolução, que é um ótimo indicativo da imagem que vai ser mostrada na tela. Mas, a resolução não existe apenas para monitores gamers, e é até mais importante nas TVs, já que telas maiores mostram ainda mais a diferença entre resoluções na qualidade da imagem.
As TVs Full HD já apresentam uma qualidade muito boa, e muitos serviços de streaming utilizam essa resolução como uma opção otimizada, equilibrando a qualidade de imagem e o uso da sua internet. Já TVs 4K, por exemplo, possuem uma qualidade de imagem impressionante, e você com certeza vai perceber detalhes em seus filmes que nunca tinha visto antes. Então, quando for escolher, tente encaixar a resolução dela no seu orçamento e lembre-se que, quanto maior a tela, melhor uma alta resolução será.
Mas e o tamanho da Smart TV?
Existe um cálculo para que você saiba qual o tamanho ideal para sua TV, baseado na distância que você vai ficar dela. Isso pode ser facilmente feito calculando a distância da estante ou parede onde sua nova TV vai ficar, e o seu sofá. É possível adaptar sua sala, também, colocando o sofá, poltrona ou afins mais perto, liberando mais espaço.
E quais são essas distâncias? Montamos um guia fácil para você abaixo:
• Tela de 26 polegadas – Entre 1m e 2m de distância.
• Tela de 32 polegadas – Entre 1,2m e 2,4m de distância.
• Tela de 37 polegadas – Entre 1,4m e 2,8m de distância.
• Tela de 40 polegadas – Entre 1,5m e 3m de distância.
• Tela de 42 polegadas – Entre 1,6m e 3,2m de distância.
• Tela de 46 polegadas – Entre 1,75m e 3,5m de distância.
• Tela de 50 polegadas – Entre 1,90m e 3,8m de distância.
• Tela de 52 polegadas – Entre 2m e 4m de distância.
• Tela de 55 polegadas – Entre 2,1m e 4,2m de distância.
• Tela de 60 polegadas – Entre 2,2m e 4,6m de distância.
Caso o valor não esteja aqui, pela progressão pode-se ter uma ideia do tamanho ideal. Assim você pode equilibrar a qualidade da imagem com o tamanho de sua sala para escolher sua Smart TV.
Tipos de tela: LED, LCD, OLED, QLED
Com certeza você já ouvi falar sobre algumas siglas quando pesquisou por TVs: LED, LCD, OLED… são vários os termos que indicam a tela que você terá. Mas, qual a diferença entre elas?
As telas mais comuns que você vai encontrar são as de LCDs e LEDs. Ambas são feitas de cristal líquido, mas a TV de LED tem um reforço na iluminação com luzes de LED, além de ser mais econômica, já que esse tipo de iluminação gasta menos energia – as de LED costumam ter imagens mais nítidas e bonitas.
Outros modelos incríveis são as telas de OLED, um tipo de LED melhorado. Cada parte, por menor que seja, é iluminada separadamente. Os níveis de preto desse tipo de tela também são incríveis. Para exemplificar: sabe quando aquela parte preta do cenário do filme fica meio cinzenta, ou outras cores a “invadem”? A tela OLED impede isso e mostra uma imagem muito impressionante. Temos também a QLED, uma tecnologia que eleva o nível do OLED e mostra uma imagem de saltar os olhos.
Entendendo essas siglas e o que elas indicam, temos uma base para podermos escolher uma Smart TV com uma boa imagem que se encaixe em nosso orçamento, podendo achar o equilíbrio entre tamanho, resolução e qualidade.
Entradas da sua Smart TV
Com uma TV Smart servindo para mais do que apresentar apenas imagens, outro fator que deve ser levado em conta são as entradas que ela possui. É bem comum para esses modelos virem com mais de uma entrada HDMI, em que você pode colocar seu computador, videogame e afins, ou apenas uma; e então, você vai precisar trocar os cabos atrás para mudar a imagem.
Outras possíveis entradas são as USBs, para que você possa colocar Pen Drives, HDs externos ou coisas do tipo em sua TV. Um ponto que pode ser importante, dependendo do seu uso, é a forma como ela se conecta à internet. Algumas possuem entrada para cabo, por exemplo, enquanto outras se conectam apenas por wireless.
Quais são as vantagens de uma Smart TV?
Tudo bem, você agora sabe como escolher uma TV Smart, mas… qual a vantagem de ter uma? Por que você compraria uma Smart e não uma TV comum? Bem, primeiramente é bom saber que o preço de uma Smart TV hoje em dia não difere muito do preço de uma TV comum, então você não estaria pagando muito a mais, considerando as vantagens que ela apresenta.
A primeira vantagem é que uma Smart TV tem várias opções de integração e programas disponíveis diretamente para ela, sem que você precise de mais um aparelho para isso. A já citada Netflix, Amazon Prime, YouTube… todos eles são compatíveis e, na grande maioria dos casos, já vêm até instalados em sua TV. Basta conectar à internet, fazer sua assinatura (caso o programa precise), acessar com sua conta e assistir.
Outros modelos possuem controle por voz, podem gravar seus programas favoritos e salvá-los no próprio aparelho, ter acesso a redes sociais, como Facebook, Instagram e Twitter, enfim, as possibilidades são enormes e as vantagens também.
Mas eu já tenho uma TV! Não posso transformá-la em Smart?
Pode sim, e existem várias opções para isso no mercado. Muitos deles possuem vantagens e capacidades diferentes. O que acontece, basicamente, é que toda a parte Smart da TV vai ficar em uma caixa conectada a ela, como se fosse um mini-PC. Essa caixa vai cuidar de tudo e transmitir a imagem para sua TV.
Alguns aparelhos que convertem sua TV também têm vantagens exclusivas que os fabricantes usam como destaque. Então, sim, se você já possui uma TV ideal em sua casa, pode transformá-la em Smart e aproveitar todas as vantagens que apresentamos aqui, sem problemas.
E então, gostou das dicas? Está pronto para mudar de TV? Veja o seu uso, seu espaço e o que mais te agrada nas tecnologias!
Comentários