Você sabia que alguém pode estar utilizando a sua internet sem a sua permissão? Mas, não se preocupe, é possível ter controle de todos os acessos da sua rede Wi-Fi. Com um passo a passo básico, você saberá como otimizar o roteador e evitar aqueles “visitantes indesejados”.
Trocando a senha do seu roteador
O primeiro passo é trocar a senha do seu roteador o mais rápido possível. Uma ação básica, mas que pode evitar muita dor de cabeça futuramente.
• Descubra qual é o IP do seu roteador! Basta olhar na etiqueta embaixo do produto ou acessar o Windows PowerShell e digitar: ipconfig.
• Em seguida, copie este IP e cole na barra de endereço de qualquer navegador, para acessar o setup do seu roteador para fazer as modificações.
E não se esqueça de criar uma senha de internet Wi-Fi forte, incluindo caracteres especiais, letras maiúsculas e minúsculas, além de números.
Guest Network: acesso de visitantes ao seu Wi-Fi
Alguns roteadores contam com a opção de Guest Network, ou seja, nesta funcionalidade você poderá limitar quem vai acessar a sua rede e controlar a velocidade a qual o visitante terá acesso.
Para você que tem um um pequeno negócio ou escritório, por exemplo, ou até mesmo em sua casa, é possível criar uma rede à parte apenas para os visitantes. Neste contexto, você pode definir até mesmo o tempo que a pessoa fica logada em sua internet e os dias da semana.
Compartilhe seu Wi-Fi sem passar a senha
Há também a opção de utilizar um aplicativo para facilitar o acesso à sua internet, sem ter que falar nenhum caractere da senha. Um exemplo é o Mywifilink. Ao instalá-lo, ele vai gerar um QR code sempre que você precisar compartilhar a sua rede com alguém. Basta a pessoa apontar a câmera para este código.
Alguns celulares já têm essa função nativamente, sem precisar de App, como os modelos da Xiaomi.
Como descobrir se alguém está utilizando a sua internet?
Todo roteador e todo modem oferecem um mecanismo para te informar quais IPs estão sendo utilizados na lista de DHCP (Protocolo de Configuração Dinâmica de Endereços de Rede). Este protocolo é responsável por sincronizar, de maneira automática, as configurações de rede em todos os computadores.
Confira todos os detalhes no vídeo do KaBuM! TV, com o EmersonBR, em nosso quadro How To:
Comentários