4 programas grátis para substituir o Rufus
O Rufus é uma ótima ferramenta para criar unidades USB bootáveis, mas outros apps grátis oferecem recursos diferenciados. Confira!By - Alvaro Scola, 9 junho 2022 às 12:57
O Rufus é uma ferramenta para criar unidades USB bootáveis para, por exemplo, instalar o Windows 11 sem precisar gravar a imagem em um DVD. Apesar de ser bem conhecido e possuir recursos interessantes, a verdade é que existem alternativas parecidas que podem atender a outras necessidades, principalmente quando o assunto é Linux.
Para você não ter que sair pesquisando quais as melhores ferramentas para criar unidades USB bootáveis, o blog KaBuM! foi pesquisar bastante e preparou esta lista com as melhores alternativas para substituir o Rufus. Confira!
4 programas para substituir o Rufus
UNetbootin
O Unetbootin é uma ferramenta que ficou bastante popular para usuários testarem ou instalarem o Ubuntu. Já além de colocar as imagens em unidades USB, o seu grande diferencial fica em conseguir baixar distribuições Linux sem ter que acessar os seus sites.
- Download de distribuições Linux
- Suporte a partições FAT32
- Disponível para Windows, MacOS e Linux
Acesse esse link para saber mais detalhes e baixar o UNetbootin.
balenaEtcher
O balenaEtcher oferece uma interface simples e poucos recursos avançados, mas se destaca por sua velocidade e por não ter uma usabilidade complicada. Este programa, vale notar, não é indicado para criar imagens bootáveis do Windows.
- Versão portátil
- Suporte para arquivos vindos de links
- Suporte a Windows, MacOS e Linux
- Verifica a imagem escrita na unidade para evitar erros de boot
Acesse esse link para saber mais detalhes e baixar o balenaEtcher.
YUMI
O YUMI é mais uma ferramenta para criar unidades USB bootáveis que ficou bastante popular devido ao Linux. Já o seu grande diferencial fica por conta de poder colocar mais de uma imagem por unidade, ou seja, um pendrive pode ter diversas distribuições Linux para serem bootadas.
- Opção para adicionar imagens apenas ao “arrastar e soltar” o ISO em uma pasta no pendrive
- Versão legado para PCs sem suporte ao modo UEFI
- Versão legado com suporte a partições NTFS
- Suporte a partições exFAT
Acesse esse link para saber mais detalhes e baixar o Yumi.
Ventoy
A última opção de nossa lista é o Ventoy, uma ferramenta que se destaca por ter alguns recursos mais avançados em comparação às outras opções e por também poder colocar mais de uma imagem para boot em uma unidade USB.
- Suporte a partições FAT32/exFAT/NTFS/UDF/XFS/Ext2(3)(4)
- Automatização de processos de instalação
- Tema customizável
- Suporte a Linux vDisk nos formatos VHD, VDI, RAW e outros
Acesse esse link para saber mais detalhes e baixar o Ventoy.
Comentários