Para uma empresa tão tradicional como a japonesa Square Enix, é de se esperar uma atenção mais intensa ao detalhe, o que torna a notícia a seguir ainda mais pitoresca: o remake de Crisis Core, lançado ontem (13), tem uma imagem “roubada” do Getty Images em um capítulo do jogo.

O jogo – oficialmente chamado Crisis Core: Final Fantasy VII Reunion – vem agradando à crítica especializada, já que, apesar de algumas faltas, ele ainda se mostra em grande respeito ao clássico original do PlayStation Portable (PSP). Entretanto, o Kotaku foi o primeiro a notar que a imagem com direitos autorais protegidos aparece de maneira evidente a partir do oitavo capítulo.

Imagem mostra cena em Crisis Core que contém imagem com direitos autorais protegidos

Imagem: Kotaku/Reprodução

O Getty Images é um dos muitos repositórios pagos de imagens, fotos e arquivos de design soltos, possivelmente o mais popular deles. O site destina seus serviços a assinantes de sua plataforma, que uma vez pagantes, podem baixar as imagens livres de qualquer identificação ou marca d’água, podendo usá-las como bem entenderem.

É difícil de acreditar que, se a Square Enix for uma assinante do serviço, ela deixaria de remover a marca d’água da imagem acima antes de publicar o jogo, o que nos leva a especular uma entre duas possibilidades: ou algum designer com sono demais realmente vacilou e deixou o erro passar, ou a publisher japonesa “roubou” a imagem – um problema bastante comum em repositórios do tipo, aliás.

Apesar de estar presente em uma instância relativamente pequena do jogo, o enredo faz com que seu personagem, Zack Flair, passe repetidas vezes pelo local, e este é justamente o tipo de erro que é difícil de ver, mas quando você vê, nunca mais vai “desver”.

Ao menos por enquanto, a coisa vem sendo tratada de forma leve, em tom de piada, mas é importante ressaltar que as imagens do Getty Images têm proteção de direitos autorais, e o seu uso sem autorização constitui pirataria.

Felizmente, isso é algo fácil de resolver: a Square Enix pode simplesmente remover a imagem, trocando-a por um arquivo livre de copyright, implementando a mudança em um patch de correção.

Ou, sei lá, pagar o Getty Images também é uma opção…

via Kotaku

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
plugins premium WordPress