Menos horas assistidas, menos horas transmitidas e menos gente assistindo. Este é o atual cenário do mercado de streaming, que parece desacelerar após forte crescimento. A situação não é tão alarmante quanto parece. A Twitch, líder do setor, foi a única que surpreendentemente cresceu no trimestre. Os rivais YouTube Gaming e Facebook Gaming perderam audiência no período.

Os dados foram divulgados em um relatório completo sobre o setor pela Streamlabs.

O principal motivo para essa queda? As pessoas estão vivendo fora de casa novamente. Com a volta ao trabalho presencial e à escola em uma vida mais controlada pós-pandemia, a escolha do “passa tempo” de muita gente também é da porta para fora, longe de uma tela assistindo algum streamer. É nisso que acreditam os responsáveis pela análise; a “volta ao normal”.

Representação de setup de um streamer

Imagem: Parilov/Shutterstock

Crise no streaming?

Não, não é para tanto. É verdade que o relatório aponta um declínio no crescimento na comparação com o mesmo período do ano passado. Ainda assim, “crescer menos” é melhor do que não crescer nada.

A Twitch vive em um outro mundo. A plataforma de streaming que domina o setor com 76% de participação em horas assistidas viu essas mesmas horas aumentarem 7,5% em relação ao trimestre anterior, um total de 6,13 bilhões de horas. O número de horas transmitidas na Twitch também aumentou no período; mais 12%. Ainda assim, uma queda de 3,3% no ano a ano.

Twitch

Imagem: Shutterstock/Ink Drop

No YouTube Gaming (que tem 14% de participação no mercado), a queda nas horas assistidas em relação ao mesmo período de 2021 foi de 7,4%, com 1,13 bilhão de horas. No ano a ano, a queda é de 12,4%.

Já no Facebook Gaming (10% de participação) as horas assistidas caíram muito mais, para 803 milhões de horas, uma queda de 29,6% em relação ao trimestre anterior e de 24,2% ano a ano.

No geral, o total de horas assistidas em todas as plataformas permaneceu praticamente o mesmo em comparação com o trimestre anterior. Mas depois de um ano, o total de horas assistidas nesses canais de streaming diminuiu 8,06%.

Curiosidades sobre o momento do streaming

O relatório da Streamlab também traz outros números e comparações interessantes sobre o setor; veja alguns rankings do trimestre abaixo:

Principais transmissões de Esports

Twitch cresce, mas mercado de streaming perde horas e usuários no trimestre

  1. LCK – Liga Coreana de League of Legends (44,2 milhões de horas assistidas)
  2. League of Legends – Campeonato Europeu (28,6 milhões de horas assistidas)
  3. Intel Extreme Masters / ESL (25,2 milhões de horas assistidas)

Principais canais de desenvolvedoras

Twitch cresce, mas mercado de streaming perde horas e usuários no trimestre

  1. Riot Games (912 milhões de horas assistidas)
  2. Rockstar Games (556milhões de horas assistidas)
  3. Take-Two (538 milhões de horas assistidas)

Principais categorias

Twitch cresce, mas mercado de streaming perde horas e usuários no trimestre

  1. Just Chatting (808 milhões de horas assistidas)
  2. GTA 5 (534 milhões de horas assistidas)
  3. League of Legends (517 milhões de horas assistidas)

Comentários

1

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
1 Comentário
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
André Crespo
5 de maio de 2022 17:12

Provavelmente diminuiu o streaming porque eles não tem ganho mais dinheiro como antigamente. O Google diminuiu muito a remuneração deles