Twitch cresce, mas mercado de streaming perde horas e usuários no trimestre
Veja os números do setor de streaming para o trimestre; GTA 5 e League of Legends são os jogos mais assistidos no períodoBy - Cesar Schaeffer, 5 maio 2022 às 13:12
Menos horas assistidas, menos horas transmitidas e menos gente assistindo. Este é o atual cenário do mercado de streaming, que parece desacelerar após forte crescimento. A situação não é tão alarmante quanto parece. A Twitch, líder do setor, foi a única que surpreendentemente cresceu no trimestre. Os rivais YouTube Gaming e Facebook Gaming perderam audiência no período.
Os dados foram divulgados em um relatório completo sobre o setor pela Streamlabs.
O principal motivo para essa queda? As pessoas estão vivendo fora de casa novamente. Com a volta ao trabalho presencial e à escola em uma vida mais controlada pós-pandemia, a escolha do “passa tempo” de muita gente também é da porta para fora, longe de uma tela assistindo algum streamer. É nisso que acreditam os responsáveis pela análise; a “volta ao normal”.
Crise no streaming?
Não, não é para tanto. É verdade que o relatório aponta um declínio no crescimento na comparação com o mesmo período do ano passado. Ainda assim, “crescer menos” é melhor do que não crescer nada.
A Twitch vive em um outro mundo. A plataforma de streaming que domina o setor com 76% de participação em horas assistidas viu essas mesmas horas aumentarem 7,5% em relação ao trimestre anterior, um total de 6,13 bilhões de horas. O número de horas transmitidas na Twitch também aumentou no período; mais 12%. Ainda assim, uma queda de 3,3% no ano a ano.
No YouTube Gaming (que tem 14% de participação no mercado), a queda nas horas assistidas em relação ao mesmo período de 2021 foi de 7,4%, com 1,13 bilhão de horas. No ano a ano, a queda é de 12,4%.
Já no Facebook Gaming (10% de participação) as horas assistidas caíram muito mais, para 803 milhões de horas, uma queda de 29,6% em relação ao trimestre anterior e de 24,2% ano a ano.
No geral, o total de horas assistidas em todas as plataformas permaneceu praticamente o mesmo em comparação com o trimestre anterior. Mas depois de um ano, o total de horas assistidas nesses canais de streaming diminuiu 8,06%.
Curiosidades sobre o momento do streaming
O relatório da Streamlab também traz outros números e comparações interessantes sobre o setor; veja alguns rankings do trimestre abaixo:
Principais transmissões de Esports
- LCK – Liga Coreana de League of Legends (44,2 milhões de horas assistidas)
- League of Legends – Campeonato Europeu (28,6 milhões de horas assistidas)
- Intel Extreme Masters / ESL (25,2 milhões de horas assistidas)
Principais canais de desenvolvedoras
- Riot Games (912 milhões de horas assistidas)
- Rockstar Games (556milhões de horas assistidas)
- Take-Two (538 milhões de horas assistidas)
Principais categorias
- Just Chatting (808 milhões de horas assistidas)
- GTA 5 (534 milhões de horas assistidas)
- League of Legends (517 milhões de horas assistidas)
Comentários
André Crespo
Provavelmente diminuiu o streaming porque eles não tem ganho mais dinheiro como antigamente. O Google diminuiu muito a remuneração deles