A Ookla anunciou nesta segunda-feira (8) uma novidade no aplicativo SpeedTest; o app que analisa e avalia a qualidade da sua conexão traz agora uma nova função: comparar a qualidade de streaming de vídeo da sua internet.
O SpeedTest já mede velocidades máxima de download e upload e também a latência – métrica gerais de uma conexão. Mas a nova função, por enquanto disponível apenas no aplicativo para iOS, é inteiramente dedicada a vídeos.
Como funciona a análise de streaming de vídeo
Para fazer a análise, o SpeedTest tenta transmitir um vídeo em diferentes resoluções e, em seguida, mede os tempos de carregamento e armazenamento em buffer.
A novidade não surge por acaso. É cada vez maior o número de pessoas que gasta boa parte do seu tempo online fazendo streaming de vídeo. E ainda que os testes tradicionais e outras métricas já dêem uma ideia geral da qualidade e velocidade da conexão banda larga, a Ookla explica que os provedores de serviços de Internet muitas vezes “priorizam o tráfego de vídeo de forma diferente”.
Ou seja, a melhor forma de comparar o desempenho de streaming de vídeo é, em última análise, apenas transmitir amostras de vídeo, uma vez que “não pode ser simulado em uma rede”.
E para Android?
Por enquanto, o teste de streaming de vídeo está disponível apenas para usuários de dispositivos da Apple no sistema iOS. Mas a Ookla já adiantou que a função deve chegar a todas as plataformas em breve.
Comentários