Spotify amplia suporte a podcasts em vídeo para mais criadores e regiões
Anteriormente em fase de testes, vídeos de podcasts no Spotify agora estão habilitados para EUA, Reino Unido e outros três paísesBy - Igor Shimabukuro, 21 abril 2022 às 15:34
YouTube? Que nada! Os podcasts de vídeo agora podem ter outro destino: o Spotify. A plataforma de streaming de música já havia iniciado testes da funcionalidade no ano passado, mas agora vai suportar vídeos de podcasters de uma forma bem mais ampla.
Segundo o Spotify, criadores nos EUA, Reino Unido, Canadá, Austrália e Nova Zelândia já estão habilitados para usar o recurso. Os vídeos, que podem ser carregados por meio da ferramenta Anchor, são compatíveis com o recurso de assinaturas de podcast da plataforma e funcionam com incorporações.
A boa notícia para quem ainda não tinha acesso ao Video Podcasts é que o Anchor vai permitir a substituição de episódios de áudio para versões em vídeos. Isso significa que criadores não perderão gravações anteriores ao suporte de podcasts em vídeo.
E por falar em gravação, o streaming também anunciou a parceria com a Riverside: uma ferramenta de gravação remota para facilitar as filmagens e publicação na plataforma. Além disso, os criadores poderão incorporar recursos interativos aos vídeos (como enquetes) e acessar análises de conteúdo para otimizar seus programas.
“Com essa expansão mais recente, continuamos a fazer do Video Podcasting uma ótima experiência para os criadores, permitindo que eles alcancem novos públicos globais, saibam como eles monetizam seu conteúdo e interagem com os fãs de novas maneiras”, disse a publicação do Spotify.
O lançamento ainda não está disponível aqui no Brasil, mas a empresa afirma que vai expandir o recurso para outros mercados “no futuro”.
Spotify x YouTube
A medida é vista como uma investida direta contra o YouTube. A plataforma de vídeos do Google virou palco para diversos canais de podcasts em vídeos, tanto pelos que exibem as filmagens na íntegra quanto dos perfis secundários popularizados pelos “cortes”. E captar parte desse público pode ser interessante ao Spotify.
Curiosamente, o YouTube está fazendo o caminho inverso, já que um documento vazado revelou que a plataforma poderá criar uma página dedicada a podcasts de áudio.
Ao que tudo indica, o duelo entre as gigantes pode estar longe de um fim.
Fonte: Spotify
Comentários