Somente no último ano os brasileiros aumentaram os seus gastos em aparelhos eletrônicos em 455%, com isso, celulares e notebooks estão liderando o ranking de produtos mais vendidos da internet em 2022. Não podemos negar que a compra de novos dispositivos tecnológicos sempre parece ser um bom investimento diante das oportunidades de conexão e de otimização de atividades que podem trazer. Isto soa ainda mais indispensável quando novos produtos são lançados, trazendo funcionalidades inéditas para o nosso dia a dia. Porém, será que é realmente uma boa decisão comprar um produto logo em seu lançamento?

Este é um questionamento que pode ser levado em consideração pelos consumidores antes de realizarem a aquisição do produto que estavam aguardando. Por mais que um novo item normalmente ofereça uma tecnologia mais avançada e se apresente como uma ótima solução para dar um upgrade em relação aos outros eletrônicos que começam a ser considerados “ultrapassados”, é necessário ter em mente que sempre existem muitos riscos inerentes no lançamento.

Isso pode valer para qualquer tipo de produto, seja um notebook, televisor, celular, entre outros. Por isso, para que o consumidor não caia em uma compra que possa se tornar uma futura dor de cabeça, destaco alguns pontos de atenção:

De olho nos preços

Produtos em lançamento tendem a ter preços mais elevados quando comparados às suas versões anteriores ou se comparado com ele mesmo após certo período de tempo. Este pode ser um primeiro aspecto que faça o comprador ponderar se a compra realmente vai valer a pena. Além disso, é neste momento que os criminosos também encontram oportunidades para levar vantagem com a criação de ofertas falsas.

Este tipo de golpe é comum no mercado de jogos, smartphones e diversos outros dispositivos que estejam em lançamento e chamem a atenção dos usuários. Com a criação de anúncios utilizando a tática de phishing, ao divulgar promoções imperdíveis para conseguir um novo produto, o golpista atrai vítimas para links maliciosos que podem resultar no roubo de informações pessoais e bancárias ou até mesmo em transferências de dinheiro que geram prejuízo financeiro.

Quais os riscos de comprar produtos em lançamento?

Imagem: Divulgação/Apple

Problemas operacionais

Produtos em lançamento correm o risco de irem a mercado sem os devidos testes em seus softwares e/ou hardwares. Dispositivos na primeira versão podem ter problemas como, por exemplo, a falta de recursos ou funcionalidades, impactando negativamente a experiência do usuário.

Caso estas características do produto gerem comportamentos anômalos, isso pode resultar em problemas de operação como falhas para rodar aplicativos, dificuldades em estabelecer conexão e assim por diante.

Microsoft desiste do Windows 10X antes do seu lançamento

Medidas práticas para reforçar a sua segurança ao comprar em lançamento

Ofertas que parecem boas demais para serem verdade, geralmente não são. A possibilidade de garantir um produto abaixo do valor amplamente negociado é uma das questões exploradas pelos cibercriminosos para chamar a atenção e atrair novas vítimas. Por isso, recomendo sempre que os consumidores desconfiem de produtos muito baratos.

Além disso, é importante analisar a plataforma em que o produto está sendo vendido, para se certificar de que está em um site oficial. Os golpistas costumam criar páginas falsas para roubar dados pessoais e bancários que poderão ser utilizados em novas fraudes. Uma boa opção é ter uma solução de segurança ativada no dispositivo usado para realizar a compra, para fazer uma varredura no site e identificar possíveis códigos maliciosos e ameaças escondidas.

Outro ponto que não pode ser deixado de lado são as reviews. É interessante estar atento a análises e opiniões de outros compradores e especialistas para acompanhar se o produto realmente entrega o que promete e, até mesmo, se conta com a previsão de ganhar novos recursos e melhorias após o lançamento, caso apresente algumas falhas iniciais.

Com essas dicas em mente, os consumidores garantem mais segurança na hora de fazer o investimento naquele dispositivo tão aguardado, aproveitand0-o sem medo de serem prejudicados.

 

Vishing: saiba como identificar o golpe e formas de se protegerDaniel Barbosa é formado em Ciência da Computação pela Universidade de Santo Amaro (Brasil) e pós-graduado em Cyber Security pela Daryus Management Business School (Brasil). Desde 2018, atua como especialista em segurança da informação na Eset.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários