Entenda quais são os progressos e desafios na tecnologia de veículos
Até 2030, relatório da Unctad prevê um aumento de 500% na produção de carros elétricosBy - Alessandra Montini, 7 novembro 2023 às 17:24
O progresso e os desafios da tecnologia de veículos estão em constante destaque no cenário atual. Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), os veículos são responsáveis por pelo menos 25% das emissões de poluentes no mundo, e esse número se aproxima de 75% nas grandes cidades. Essa estatística evidencia a contribuição significativa do setor de transporte para a poluição ambiental, com impactos negativos na qualidade do ar e nas mudanças climáticas globais.
Para enfrentar esse problema crescente, diversas iniciativas estão sendo implementadas globalmente. A promoção da adoção de veículos elétricos (VEs) e tecnologias mais limpas tem sido uma resposta importante para reduzir as emissões e mitigar os efeitos prejudiciais à saúde humana e ao ecossistema.
Os VEs estão avançando rapidamente em todo o mundo, impulsionados por avanços em baterias de alta capacidade e infraestrutura de carregamento em expansão. Governos em várias nações estão incentivando essa transição como parte de seus esforços para reduzir as emissões de carbono e combater as mudanças climáticas.
Um relatório da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad) prevê um aumento de 500% na produção de carros elétricos até 2030, chegando a 23 milhões de unidades, o que pode posicionar o Brasil como um dos principais fornecedores de matéria-prima para a produção de baterias.
O setor automobilístico aliado à tecnologia
Além da eletrificação, a tecnologia também está transformando a maneira como concebemos a mobilidade. A condução autônoma, impulsionada pela Inteligência Artificial (IA), promete reduzir acidentes de trânsito, melhorar a eficiência do tráfego e oferecer maior acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida. No entanto, questões de segurança e regulamentação ainda precisam ser resolvidas antes que essa tecnologia possa ser totalmente implementada nas estradas.
Os veículos estão se tornando centros de conectividade, com sistemas de entretenimento, assistência ao motorista e informações de tráfego em tempo real. A comunicação veicular avança, permitindo a troca de dados entre veículos e infraestrutura rodoviária, o que pode melhorar a segurança nas estradas e otimizar o fluxo de tráfego.
Obstáculos
Apesar desses avanços promissores, ainda existem desafios complexos a serem superados. O preço dos VEs continua sendo uma barreira para muitos consumidores, especialmente no Brasil, onde a maioria dos modelos disponíveis é importada. Além disso, as baterias ainda representam um desafio tecnológico significativo devido ao alto custo e à questão da reciclagem de materiais.
A infraestrutura também é um ponto crítico, uma vez que a transição para veículos elétricos requer uma rede de carregamento expandida e atualizada. A condução autônoma depende de estradas inteligentes e sinais de trânsito compatíveis.
Questões legais e éticas, como responsabilidade em acidentes com veículos autônomos e limites na coleta de dados pelos fabricantes de automóveis, também precisam ser abordadas.
No entanto, ainda temos muito a caminhar e desafios para enfrentar antes de chegarmos a esse tão sonhado futuro. A indústria automobilística, os governos e a sociedade como um todo precisam trabalhar em conjunto para superar os desafios tecnológicos, regulatórios e éticos que acompanham essa revolução.
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Alessandra Montini é diretora do LabData da FIA – Laboratório de Análise de Dados; consultora em Projetos de Big Data e Inteligência Artificial, Professora de Big Data; Inteligência Artificial e Analytics; professora da Área de Métodos Quantitativos e Informática da FEA; Coordenadora do Grupo de Pesquisa do CNPQ: Núcleo de Estudo de Modelos Econométricos e Núcleo de Estudo de Big Data; e parecerista do CNPQ e da Fapesp.
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