A importância dos smartphones no cotidiano já é amplamente reconhecida e o aparelho é o ponto central de conexão para as pessoas em nossa sociedade. No entanto, a conectividade vai muito além desses dispositivos, sendo a responsável pela inovação em diversos setores, revolucionando as indústrias, as relações e nosso cotidiano. Dos carros inteligentes, passando pela indústria automatizada, até os wearables (óculos, relógios etc.), podemos dizer que não apenas conectam dispositivos, mas nossas vidas.

Dada essa importância, não é surpresa que as grandes empresas de tecnologia invistam alto em inovações para implementar conectividade nos aparelhos e para avançar a conectividade em si. O Mobile World Congress (MWC), que aconteceu no início de março em Barcelona, na Espanha, é o maior evento do setor. Reconhecido como a grande oportunidade para as maiores empresas apresentarem suas novidades e servindo de termômetro para o futuro do setor. 

MWC 2023: as inovações em conectividade e as tendências que vão nos guiar

Imagem: Ministry of the Presidency. Government of Spain (Attribution or Attribution), via Wikimedia Commons

Em 2023, destacaria as novidades nas seguintes vertentes: Conectividade, Infraestrutura e Redes Privadas 5G, Realidade estendida (XR), Inteligência Artificial (IA) e setor automotivo e Pesquisa & Desenvolvimento.  

Em conectividade, um dos anúncios que mais repercutiu foi a tecnologia Snapdragon Satellite, que permitirá o envio e recebimento de mensagens de texto em qualquer lugar do mundo via satélite, mesmo em locais sem sinal da rede celular. Várias fabricantes de smartphones deverão lançar esta funcionalidade, que estará disponível em todas as famílias dos processadores Snapdragon desde as gamas premium até as médias e de entrada.

Os avanços em Infraestrutura e Redes Privadas 5G também movimentaram o mercado. Tecnologias aprimoradas para impulsionar a adoção do 5G em diferentes indústrias resultaram em colaborações anunciadas durante o evento, como os esforços da Qualcomm com a Dell para acelerar a adoção de soluções 5G Open RAN, e com a Viettel para o crescimento da estrutura de 5G.

Não podemos deixar de comentar sobre tecnologias imersivas, que são uma das grandes apostas de várias gigantes do setor. Experiências de realidade aumentada, metaverso e games são assuntos do momento. Nesse sentido, uma importante colaboração foi revelada no evento: sete grandes operadoras, entre elas Telefonica, Vodafone e T-Mobile, deverão utilizar a plataforma de desenvolvedores da Qualcomm, o Snapdragon Spaces, para uma série de investimentos em XR. A expectativa é de que tenhamos em um breve futuro devices (como headsets) e softwares cada vez mais avançados para experiências incrivelmente imersivas. 

Em inteligência artificial, as imagens geradas por IA estão repercutindo na internet. E a Qualcomm apresentou aos participantes do evento o avanço na tecnologia de Stable Diffusion, um modelo de IA que cria imagens fotorrealistas a partir de textos, sem necessidade de conectividade ou um servidor, permitindo aos visitantes criarem imagens offline em um smartphone Android com o processador Snapdragon 8 Gen 2, em apenas 15 segundos. 

Inteligência Artificial

Imagem: Den Rise/Shutterstock.com

Já o setor automotivo tem avançado em direção à conectividade, com as empresas de tecnologia se aliando às montadoras para tornar os veículos verdadeiros computadores sobre rodas. Para isso, a Qualcomm segue investindo em tecnologias para conectividade automotiva, apresentando no MWC uma plataforma para conexão 5G em veículos.

Acredito que já pelos anúncios anteriores, focados em desenvolvimento e avanço, fica claro a importância da Pesquisa & Desenvolvimento para esse setor, que está sempre em busca da inovação. A Qualcomm aproveitou a oportunidade não só para falar sobre sua visão de desenvolvimento e implantação do 5G, mas também para dar um aviso de que “já está trabalhando para estabelecer as fundações do 6G”, que será a geração seguinte de conectividade.

Afinal de contas, se a conectividade é uma força motriz transformadora de nossa sociedade, juntamente com inteligência artificial e processamento na borda (Connected Intelligent Edge), é preciso que ela continue avançando para possibilitar que cheguemos cada vez mais longe.

 


Silmar QualcommSilmar Palmeira é diretor sênior de produtos para Qualcomm Latam

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários