Black Friday: descarte correto de eletroeletrônicos e eletrodomésticos deve ser prática constante em qualquer época do ano
Com a proximidade da data, muitos consumidores anseiam por adquirir novos produtos, no entanto, é muito importante que haja descarte adequado dos dispositivos que serão substituídosBy - Nilson Maestro, 9 novembro 2023 às 19:25
À medida que a Black Friday se aproxima, a expectativa de adquirir novos produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos aumenta entre os consumidores. O crescente interesse por produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos é evidenciado pelo aumento nas pesquisas no Google relacionadas a essa temática, que registraram um acréscimo de 114% em comparação com o mesmo período de 2022. Segundo a Offerwise, os produtos eletroeletrônicos lideram a lista com 69% de interesse dos consumidores, seguidos por eletrodomésticos (30%), celulares (28%), e eletroportáteis (27%).
Entretanto, o descarte correto dos dispositivos que serão substituídos é uma preocupação crucial para a preservação do meio ambiente e dos recursos naturais. Eletroeletrônicos e eletrodomésticos possuem em sua composição elementos que podem ser nocivos, tais como mercúrio, chumbo e cádmio. Quando esse tipo de produto é descartado de forma irregular, os materiais prejudiciais tornam-se uma ameaça direta para a saúde humana.
Onde encontrar pontos de recebimento para o descarte correto?
Diversas instituições estão preparadas para lidar com esse tipo de resíduo, e muitas delas possuem acordos com diferentes estabelecimentos comerciais e pontos de venda para disponibilizar coletores, a fim de garantir que o descarte ocorra no momento de uma nova compra, por exemplo. Caso o consumidor não localize um desses ecopontos na loja ou centro comercial em que se encontra, é possível utilizar ferramentas de busca online para encontrar pontos distribuídos por todo o país.
Uma iniciativa da Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (ABREE), por exemplo, proporciona uma solução conveniente e sustentável para o descarte desses equipamentos durante todo o ano. O site da Associação disponibiliza uma ferramenta de busca que permite localizar os pontos de recebimento mais próximos por meio do CEP residencial, além de fornecer uma lista completa dos produtos que podem ser descartados. A entidade possui mais de 4 mil pontos de recebimento localizados em mais de 1,3 mil municípios pelo Brasil, abrangendo uma ampla variedade de itens, desde fones de ouvido até geladeiras.
Conscientização e Reciclagem
Diante do desafio crescente de lidar com resíduos eletroeletrônicos e eletrodomésticos, ações de conscientização tornam-se cada vez mais necessárias em todo o país. Garantir o tratamento adequado desses dispositivos e sua reintegração na cadeia produtiva como matéria-prima reciclada é fundamental para promover a sustentabilidade e preservar nosso meio ambiente.
Portanto, as prefeituras municipais em conjunto com entidades gestoras, como a ABREE, promovem campanhas de arrecadação desses resíduos. Durante todo o ano, é possível participar dessas ações que têm como objetivo conscientizar a população local. Com isso, o intuito fundamental é promover o descarte adequado e proporcionar à população a oportunidade de se desfazer de equipamentos antigos que podem estar acumulados em suas residências, evitando que sejam descartados de forma inadequada junto aos resíduos sólidos comuns.
O Brasil está tomando medidas significativas para facilitar o descarte correto de equipamentos eletroeletrônicos e eletrodomésticos durante todo o ano. Agora, é crucial que os consumidores se envolvam nesse esforço, escolhendo a reciclagem como opção responsável ao trocar seus dispositivos antigos, contribuindo para um ambiente mais saudável e sustentável.
—
Nilson Maestro é presidente executivo da ABREE — Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos e está à frente das discussões governamentais e alinhamentos para o segmento nacional das fabricantes de produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos, com objetivo de acompanhá-las a estarem em acordo com o Decreto Federal 10.240/20 em conjunto com Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Além disso, o executivo ficará focado em ações voltadas a educação ambiental que visam a conscientização dos consumidores e da sociedade civil.
Comentários