O fim dos notebooks foi especulado algumas vezes diante de invenções como os tablets e os netbooks, além do avanço nas funcionalidades dos smartphones – devices que trazem maior foco na conectividade, que é um fator essencial na atualidade. No entanto, as vantagens de produtividade, funcionalidade e formato dos laptops os mantêm como uma importante ferramenta de trabalho e estudos.

Os maiores desafios do uso cotidiano desses devices estavam na conectividade e tempo de bateria. Afinal de contas, o usuário normalmente precisaria buscar um ponto de Wi-Fi ou internet à cabo disponível e levar consigo o carregador. Esse cenário muda completamente com os Always-Connected PCs (ACPCs), ou seja, laptops sempre conectados.

ACPCs: da conectividade de smartphones aos laptops

Foto: Rawpixel

Os ACPCs permitem que as plataformas móveis Snapdragon da Qualcomm operem em devices com sistema Windows ou Chrome, oferecendo conectividade contínua, assim como ocorre com os smartphones. Além disso, possuem eficiência energética avançada, para duração da bateria até o dobro de tempo dos aparelhos comuns no modo de uso ativo, e até 5 vezes mais no modo de standby conectado.

Já disponíveis em alguns mercados, inclusive no Brasil, os ACPCs estão sendo lançados por diversas marcas, como Acer, Positivo e Samsung, o que indica a crescente popularização desses equipamentos. Por meio do processador Snapdragon 7c ao Snapdragon8cx Gen 2 5G, a Qualcomm tem possibilitado laptops ACPCs que contemplam as necessidades do usuário moderno de tecnologia.

Esses equipamentos unem a praticidade da conectividade 4G LTE ou até mesmo 5G, prolongado tempo de bateria, com características de computador (como qualidade de áudio e som), tornando os ACPCs devices de computação com total mobilidade.

Esses fatores se tornaram ainda mais valorizados em um contexto pós-pandêmico, em que o trabalho e estudo remoto, híbrido e às vezes até nômade, requer que os usuários estejam prontos a produzir e se conectar de qualquer lugar.

Com a implementação da tecnologia 5G no Brasil, a potência de conexão desses laptops atinge um outro patamar, expandindo as possibilidades de uso e proporcionado experiências mais rápidas, imersivas e de baixa latência, proporcionando a conexão com diferentes tipos de devices.

A revolução dos ACPCs; notebooks sempre conectados, assim como smartphones

Imagem: rawpixel.com/Freepik

Os ACPCs já estão se tornando, e serão cada vez mais, ferramentas importantes em nossa sociedade. Recentemente, a Acer lançou o Chromebook 511, equipado com a plataforma Snapdragon 7c com conectividade 4G LTE e até 20 horas de uso contínuo com uma única recarga de bateria. Além disso, temos outros ACPCs que devem ser disponibilizados nos próximos meses.

Tenho acompanhado os lançamentos desses laptops com entusiasmo pelos nossos consumidores, acredito que essa tecnologia empodera as pessoas, de forma a estarem confiantes com as possibilidades dos seus laptops, revolucionado a experiência de computação, conectividade e o futuro desses equipamentos.

 


Silmar QualcommSilmar Palmeira é diretor sênior de produtos para Qualcomm Latam

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários