5 benefícios da IA generativa no dispositivo
A expectativa é de que esse tipo de tecnologia possa melhorar ainda mais a experiência do usuárioBy - Silmar Palmeira, 5 outubro 2023 às 16:22
A inteligência artificial generativa (IA generativa) tem sido amplamente difundida por suas potencialidades, que são muitas. No entanto, a tecnologia enfrenta alguns desafios para que seja acessível e tenha ganho em escala.
Hoje em dia, utilizando o processamento na nuvem, ela necessita de uma quantidade crescente de recursos de infraestrutura, como data centers, energia e custos operacionais. Dessa forma, migrar parte ou todo o processamento de IA para o dispositivo traz uma série de benefícios que, nesse cenário, tornam a IA no dispositivo (ou On-Device AI) uma tecnologia chave para o futuro.
Há mais de uma década, a Qualcomm tem investido em pesquisa e desenvolvimento junto a clientes, como OEMs e desenvolvedores de aplicativos, para melhorar a experiência do usuário por meio da IA. E hoje, mais do que nunca, a empresa está disponibilizando esses avanços para alavancar o uso da tecnologia.
A expectativa é de que a IA generativa possa melhorar ainda mais a experiência do usuário por meio do aumento da privacidade e segurança, desempenho e personalização, reduzindo os custos necessários e o consumo de energia.
- Privacidade e Segurança
A IA no dispositivo contribui para a proteção da privacidade dos usuários, isso porque as consultas e informações pessoais permanecem exclusivamente no dispositivo. Enquanto a transferência, o armazenamento e o uso de dados em várias plataformas e serviços em nuvem aumentam o potencial de rastreamento de dados, manipulação de dados e roubo de dados.
- Desempenho de IA
Existem várias formas de medir o desempenho de IA, como a latência e o processamento. O desempenho de processamento em dispositivos móveis aumentou em dois dígitos a cada geração de tecnologia e projeta-se que continue essa tendência, permitindo o uso de modelos de IA generativos maiores ao longo do tempo, especialmente à medida que se tornam mais otimizados.
- Personalização e IA
Um dos grandes benefícios para os consumidores de IA generativa no dispositivo será a personalização. A IA generativa no dispositivo permitirá a personalização de modelos e respostas aos padrões de fala exclusivos, expressões, reações, padrões de uso, ambiente e até mesmo dados externos do usuário, como de um app fitness ou médico, com total consciência contextual.
- Custo da IA
Conforme a demanda pelo uso de serviços de nuvem aumenta, os custos operacionais para o uso de IA Generativa também tenderá a subir e assim também os custos finais ao consumidor. Dessa forma, a IA Generativa no dispositivo pode reduzir os custos para provedores de serviços de nuvem e serviços de rede, consumidores e ainda permitindo que recursos valiosos sejam usados para outras tarefas de alto valor e alta prioridade.
- IA e energia
Dispositivos com processamento eficiente de IA conseguem oferecer um desempenho líder por watt, especialmente quando comparados com a nuvem. Os dispositivos podem executar modelos de IA generativos consumindo pouca energia, especialmente quando se considera não apenas o processamento, mas também o tráfego de dados. Essa diferença é significativa nos custos de energia, além de contribuir com o meio ambiente.
Com esses cinco pontos fica claro que a IA no dispositivo expandirá ainda mais os limites da IA Generativa, melhorando a experiência do usuário e reduzindo custos. A Qualcomm está atuando para melhorar o desempenho das futuras plataformas de smartphones, PCs, veículos e internet das coisas, enquanto trabalha com parceiros para trazer IA generativa aos dispositivos por meio de um ecossistema aberto. A IA Generativa estará cada vez mais ao nosso redor, em nossos dispositivos, otimizada e proporcionando as experiências avançadas em constante desenvolvimento.
—
Silmar Palmeira é diretor sênior de produtos para Qualcomm Latam
Comentários