A maioria de nós provavelmente se conecta à internet sem a necessidade de cabos, seja via Wi-Fi ou rede celular 4G ou 5G. Ainda assim, continuamos dependendo de uma tecnologia prestes a completar meio século para ficar online: a conexão Ethernet – o famoso cabo de rede, que hoje possivelmente está no seu roteador se não estiver diretamente no computador. 

Em 1973, os engenheiros Bob Metcalfe e o já falecido David Boggs desenvolveram a tecnologia Ethernet e deram os primeiros passos para uma revolução da rede mundial de computadores; isso, a internet. 

Nesta quarta-feira (22), Metcalfe foi homenageado com o Prêmio Turing, considerado o “Prêmio Nobel da Computação”, que graças ao financiamento do Google hoje vale US$ 1 milhão. 

Bob Metcalfe, co-criador da Ethernet

Bob Metcalfe, professor emérito do Chandra Family Department of Electrical and Computer Engineering – Imagem: Universidade do Texas

“É perigoso aceitar um prêmio pelo desenvolvimento da Ethernet, que completa 50 anos em 22 de maio de 2023”, disse Metcalfe à Universidade do Texas, onde agora atua como professor. “Ao longo dos 50 anos da Ethernet, centenas de pessoas ganharam alguma reivindicação de invenção. Junte-se a mim para dizer a essas pessoas: ‘Obrigado’.”

A Ethernet

A Wikipedia descreve a Ethernet como uma família de tecnologias de rede de computadores com fio usadas em redes de área local (LAN), redes de área metropolitana (MAN) e redes de longa distância (WAN). Mas, se preferir, basta simplificar à conexão do cabo de rede, que ainda conecta computadores à internet e também a outros dispositivos, como impressoras, por exemplo.

Apesar de sua notoriedade como tecnologia de cabo, Metcalfe disse ao New York Times que originalmente imaginou que a conexão fosse mais parecida com o Wi-Fi. “Queríamos torná-la sem fio”, explicou. “Mas não poderíamos ter zero fios. Teria sido muito lento e muito caro”. 

Fonte: Universidade do Texas

 

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
plugins premium WordPress