Início Tecnologia Cabo submarino que liga Brasil a Portugal entra em operação

Cabo submarino que liga Brasil a Portugal entra em operação

Novo cabo submarino tem capacidade para trafegar dados a uma velocidade de até 100 terabits por segundo e promete melhorar até jogos online

Recentemente, o Google anunciou um novo cabo submarino que vai conectar os Estados Unidos ao Brasil – e também à Argentina e ao Uruguai. Agora, um novo cabo submarino que liga o Brasil a Portugal entrou em operação para melhorar a conectividade do nosso país.

Com 6.200 km de extensão, o cabo submarino conecta a cidade de Fortaleza a Sines, em Portugal. A conexão por fibra óptica permite o trafego de dados a uma velocidade de 100 terabits por segundo com latência de 60 milissegundos.

A nova conexão submarina de fibra óptica é o primeiro link de dados que liga o Brasil diretamente à Europa. Vitor Menezes, secretário-executivo do Ministério das Comunicações, o novo cabo promete impulsionar o setor de telecomunicações – principalmente com a iminente chegada da tecnologia 5G.

Cabo submarino que liga Brasil a Portugal entra em operação

O secretário também argumenta que o cabo submarino deve aproximar o Brasil comercialmente da Europa. A conectividade ultrarrápida deve favorecer a pesquisa científica, melhorar a qualidade dos serviços de streaming e impulsionar a indústria de jogos online. “Há muito potencial para melhorar os negócios digitais e atrair investimentos”, completou Menezes.

Após a ativação, a conexão será expandida para estações no Rio de Janeiro e São Paulo, e também cobrirá a Guiana Francesa, Argentina e Chile. Na outra ponta, o cabo ligará Lisboa e Madrid, na Espanha, e a cidade de Marselha, na França. Também há planos de estender a conexão à África.

Fonte: ZDNet

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES