Você pode ter visto por aí relatos de o ator Bruce Willis, de Duro de Matar, Quinto Elemento, Sexto Sentido e vários outros filmes de sucesso, teria vendido sua imagem para uma empresa chamada Deepcake, especializada em criar “gêmeos digitais” de pessoas – os chamados “deepfakes”.

De acordo com representantes do ator, no entanto, este não é o caso: a Deepcake produziu um vídeo com o “gêmeo digital” de Bruce Willis para um comercial na Rússia (que você vê abaixo), veiculado em 2021, mas não há qualquer acordo de longo prazo, ao contrário do que reportagens iniciais indicavam.

 

Bruce Willis de verdade

Bruce Willis anunciou em março deste ano a sua aposentadoria da atuação, após ser diagnosticado com afasia – essencialmente, a perda parcial ou total da capacidade de expressar ou compreender a linguagem falada ou escrita, segundo especialistas. A causa não foi oficialmente divulgada, mas clínicos em geral afirmam que traumas cerebrais – pancadas, nocautes e afins – podem ser uma via para o diagnóstico.

Por muito tempo, Willis conduzia suas próprias cenas de ação, então é plausível que ele tenha levado alguns choques mais intensos. No primeiro Duro de Matar, por exemplo, o barulho alto das armas e as explosões – a maioria, reais – fizeram com que o ator perdesse dois terços da audição em um dos ouvidos. Neste mesmo filme, Willis comumente fazia turnos acima de 15 horas de trabalho: quando a produção do longa começou, ele ainda filmava a série Moonlighting pelas manhãs.

Ou seja, ele não é estranho à sensação de colocar seu corpo sob estresse contínuo. 

Por causa do quadro do ator, relatos iniciais afirmavam que ele teria vendido os direitos de sua imagem de forma continuada, e que sua imagem continuaria aparecendo em filmes e séries agora de forma virtual.

A própria Deepcake veio a público para confirmar que a “venda” de tal imagem não seria possível, tendo em vista que a “imagem” é o rosto de Bruce Willis e, legalmente, independente de qualquer acordo, isso é um direito de propriedade seu, intransferível. A Deepcake também confirmou que o acordo entre a empresa e o ator refere-se apenas ao comercial de 2021, e qualquer continuidade disso dependeria do próprio ator.

A companhia, inclusive, descreve seu negócio como uma oportunidade para atores de primeira linha participarem de ações de marketing sem necessariamente viajarem até o local de gravação ou ficarem em frente à câmera. No comercial veiculado por Bruce Willis, o ator ainda elogiou a precisão pela qual ele foi digitalmente reproduzido.

Segundo a descrição oferecida pela Deepcake, ela usou recortes de imagens do ator em filmes como Duro de Matar (os mais recentes, com ele mais velho e careca) e Quinto Elemento.

Via: Hollywood Reporter

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
plugins premium WordPress