BC confirma vazamento de 137,3 mil chaves Pix; dados são de clientes do Abastece Aí
Todos que tiveram os dados expostos serão notificados pelo aplicativo da Acesso ou internet banking da instituição financeira, segundo o Banco CentralBy - Liliane Nakagawa, 19 setembro 2022 às 14:30
O Banco Central (BC) confirmou o vazamento de dados cadastrais de 137.122 clientes do aplicativo de carteira digital Abastece Aí na sexta-feira (16). Cerca de 137,3 mil chaves Pix de pessoas físicas e jurídicas foram afetadas. Este é o quarto vazamento de dados desde que o sistema de pagamentos foi lançado pela autarquia.
De acordo com o BC, não houve comprometimento de dados de pagamento que afetem transações como saldos, senhas e extratos. Foi identificado que o vazamento ocorreu entre 1º de julho e 14 de setembro, expondo nome do usuário, Cadastro de Pessoa Física (CPF), instituição de relacionamento, agência, número e tipo de conta, e data de criação da chave Pix.
Todos que tiveram os dados expostos serão notificados pelo app da Acesso ou do internet banking da instituição financeira. O Banco Central informou também que os clientes afetados devem desconsiderar qualquer comunicação que não seja dos citados acima, como chamadas telefônicas, SMS ou avisos por aplicativos de mensagem e por e-mail.
O caso será investigado e sanções como multa, suspensão ou até exclusão da Acesso do sistema do Pix poderão ser aplicadas, segundo o BC.
Em nota, a Abastece Aí comunicou que “em razão do incidente de segurança, do qual foi vítima, já bloqueou as atividades suspeitas”. A empresa reforçou também o comunicado do BC, de que “não foram expostas senhas, informações de movimentações, saldos financeiros ou quaisquer outras informações sob sigilo bancário. Potenciais informações indevidamente acessadas do PIX são dados cadastrais, não permitindo movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras.” “A empresa adicionou que medidas cabíveis para investigação estão sendo tomadas”.
Comentários