Drone de entrega ‘pousa’ em fios de alta tensão, pega fogo e deixa 2.000 pessoas sem energia
Operado pela Wing, um subsidiária da Alphabet, incidente com o drone forçou a concessionária de energia a deixar mais de 2.000 pessoas sem luzBy - Cesar Schaeffer, 30 setembro 2022 às 14:48
Com fome e sem luz. Este foi o resultado de um delivery mal sucedido em Brisbane, na Austrália, depois que um drone de entrega de alimentos, operado pela Wing – uma empresa da Alphabet, que também é dona do Google – foi parar em cima de linhas de transmissão e acabou pegando fogo. Para resolver o incidente e evitar o pior, a rede de energia foi desligada, deixando milhares de pessoas sem energia.
Segundo a ABC News, cerca de 2.000 pessoas ficaram ser eletricidade na cidade por aproximadamente 45 minutos. Para outros 300 clientes, o impacto do incidente foi ainda maior; ficaram mais de 3 horas sem energia. Danny Donald, porta-voz da concessionária de energia Energex, resumiu o ocorrido com o drone: “pousou em cima de 11.000 volts, pegou fogo e caiu no chão”.
“É a primeira vez que vejo isso acontecer. Poderia ter sido simplesmente um mau funcionamento do equipamento. Pode ter sido erro humano”, disse Donald, que afirmou também que não houve danos à rede elétrica e tudo foi resolvido rapidamente. “A comida ainda estava quente dentro da caixa de entrega do drone quando a equipe chegou lá”.
Drone do Google
A Wing, responsável pela operação do drone, encara o episódio como um “pouso controlado de precaução” que acabou com o dispositivo em uma linha de energia aérea.
Até março desde ano, a empresa do grupo do Google realizou cerca de 200.000 entregas em Brisbane, onde aconteceu o incidente.
Via: ABC News
Comentários