[Review] Smart Monitor M8 melhora imagem e proposta de trabalhar sem PC
O Smart Monitor M8 aprimorou a proposta da Samsung de trabalhar sem usar um PC e em outros pontos, mas ainda tem algumas escolhas questionáveisBy - Alvaro Scola, 30 setembro 2022 às 13:11
A Samsung lançou neste ano o Smart Monitor M8, o sucessor de um monitor que surgiu no ano passado com a proposta de praticamente dispensar o uso do PC ou de outros aparelhos para tarefas pequenas, como para redigir textos. O novo monitor, entretanto, tenta levar a experiência a outro nível e mudou em muitos aspectos, como ao trazer a resolução 4K.
O blog KaBuM! recebeu uma unidade do Smart Monitor M8 para testes e, após usá-lo para diferentes atividades por aproximadamente uma semana, conta o que achou neste review. Confira!
Design, acabamento e conexões
A Samsung resolveu trazer novidades bem interessantes para o visual do Smart Monitor M8. O produto tem um acabamento premium e logo chama a atenção por conta de sua cor branca, que pessoalmente me agrada bastante. Não apenas isso, a sua espessura e bordas são finas.
A base de metal do monitor acaba sendo um tanto mais pesada, mas mantém a tela bem firme e também ajuda a passar aquele ar de elegância. Outro ponto positivo vai para o sistema de ajuste de altura do monitor, que permite movimentos para cima e para baixo sem muito esforço. O ângulo de inclinação do monitor também pode ser ajustado, mas é um tanto quanto limitado.
Outra novidade implementada pela Samsung no Smart Monitor M8 é a presença de uma webcam em seu kit, que pode ser acoplada em sua parte superior com a ajuda de um imã e entrada USB C. A webcam vem até com uma “tampa” para quem está preocupado com sua privacidade, mas os detalhes de seu funcionamento serão abordados na parte de sistema deste review.
Em relação a conexões, o Smart Monitor M8 traz uma entrada micro HDMI e 2 USB-C. E, nessa parte é que justamente fica a minha crítica. Apesar dessas entradas deixarem o produto mais elegante, a verdade é que a maioria dos dispositivos e até mesmo cabos que usamos hoje possuem duas pontas HDMI (padrão normal). Um cabo HDMI para Micro HDMI, justiça seja feita, até faz parte do kit, mas caso precise de um cabo mais longo, um adaptador será necessário.
A entrada USB-C, é verdade, mostra que a Samsung procura deixar seu produto atualizado e pode ser bem útil para uso com algumas placas de vídeo e notebooks mais recentes. Ainda assim, uma entrada DisplayPort ou até mesmo mini DisplayPort poderiam ter aparecido por aqui.
O fato de não ter uma entrada USB tipo A também pode ser considerado um contra para pessoas que tenham teclados e mouses mais antigos para serem conectados. O suporte à conexão Bluetooth, entretanto, ameniza esse problema.
O controle remoto do Smart Monitor M8 é pequeno e traz apenas os botões essenciais para navegar nos menus e acessar os serviços de streaming com mais rapidez. Abaixo das conexões, vale notar, está presente um botão físico para ligar o monitor e navegar nos menus.
Imagem e som
O Smart Monitor M8 vem com um painel VA de 32 polegadas, resolução 4K, taxa de atualização de 60 Hz e suporte ao HDR10. De forma geral, na configuração padrão, as cores do monitor vêm configuradas para estar mais vivas (saturadas) e os tons de preto são decentes.
Além disso, outro ponto a ser destacado de forma positiva no monitor é o seu nível de contraste e brilho. O lado negativo para jogos, como mencionado acima, fica pela sua taxa de atualização e por ter apenas o modo jogo. Assim, o contra também fica na ausência de suporte a recursos como o FreeSync e o G-Sync.
Outro ponto que não agrada tanto no Smart Monitor M8 acaba sendo o seu ângulo de visão, uma vez que “de lado” a imagem tende a apresentar mais não é visualizada tão facilmente. Em compensação, a Samsung acertou na proteção anti reflexo, uma vez que não tive problema nenhum mesmo ao usar o monitor em um ambiente mais iluminado.
Em relação ao som, o Smart Monitor M8 traz um volume acima do que estou acostumado a ver em outros monitores. De forma geral, os graves e médios estão na medida certa, mas os agudos são um pouco exagerados. Ainda assim, a sua qualidade me surpreendeu positivamente.
O sistema e o diferencial do Smart Monitor M8
Diferente de outros monitores comuns, o Smart Monitor M8 traz o sistema Tizen, ou seja, o mesmo sistema encontrado nas demais smart TVs da Samsung. Graças a isso, o seu dono pode, por exemplo, acessar a Netflix e demais serviços sem depender de outros dispositivos.
Entretanto, uma das propostas do monitor consiste no fato do seu usuário poder trabalhar sem um computador. Para isso, por exemplo, o Smart Monitor M8 traz um Office pré-configurado em sua versão online e um navegador para que outros serviços web possam ser utilizados.
A minha experiência com o Office foi bem proveitosa e não tive muitos problemas em relação ao atraso de comandos, algo que ocorria bastante em seu antecessor. Além disso, o navegador do Tizen está mais otimizado e não tive problemas até mesmo para navegar na internet em outros sites comuns, como no próprio blog KaBuM!.
Para que a experiência fosse melhor, como é possível notar na imagem abaixo, eu utilizei um teclado e mouse. Aqui, entretanto, alerto que tive que usar um adaptador de USB tipo A para USB tipo C e, ressalto mais uma vez, a crítica a ter apenas esse tipo de conexão.
Além do navegador, a Samsung também permite fazer acesso remoto a um computador sem fio e a usar o modo DeX com aparelhos compatíveis. De forma geral, achei a experiência interessante, uma vez que, em comparação com o Smart Monitor M5, a Samsung melhorou o sistema e desempenho.
A webcam, que é acoplada no topo do monitor, pode ser utilizada no Google Duo que vem pré-instalado. A sua qualidade acaba sendo bem interessante para capturar imagens, entretanto, o áudio capta muitos ruídos do ambiente.
Por sua vez, a webcam também pode ser utilizada para exercícios físicos, mas essa parte não ficou tão interessante. Ao invés de ter um serviço próprio, a Samsung apenas nos deixa abrir o YouTube com alguns vídeos de ginástica em inglês para acompanhar nossa imagem ao seu lado enquanto o exercício é realizado.
Além dos recursos mais voltados ao trabalho, o Smart Monitor M8 também vem com o Samsung Gaming Hub. Assim, os jogadores podem acessar o Xbox Cloud Gaming e o GeForce Now para jogar na nuvem.
Em meus testes, o Xbox Cloud Gaming apresentou um bom desempenho, enquanto o GeForce Now ainda tinha algumas oscilações. Infelizmente, no caso desse monitor, eu tive que optar por fazer os testes via Wi-Fi em uma rede de 5 GHz, uma vez que não temos uma entrada para cabo de rede.
Preço e disponibilidade
O Smart Monitor M8 chegou oficialmente ao Brasil no começo de setembro nas cores branco e rosa com o preço sugerido de R$ 4.649.
Conclusão
O Smart Monitor M8 é um produto premium que logo chama a atenção pelo seu ótimo acabamento com um destaque especial para a sua base, que permite ajustes fáceis, apesar do ângulo de inclinação ser limitado. As conexões, entretanto, podem não agradar a todos, uma vez que seu padrão não é dos mais populares com uma série de produtos.
Em relação a sua proposta de permitir um trabalho sem precisar de um PC, a Samsung oferece uma boa experiência e realmente deixou o Tizen mais otimizado para isso. Infelizmente, a única crítica aqui fica pela câmera trabalhar exclusivamente com o Tizen, ou seja, não adianta usá-la com um PC.
A imagem apresentada pelo Smart Monitor M8 traz uma boa qualidade e recursos considerados essenciais para os dias de hoje, como o HDR10. Apenas quem joga pode não enxergar o produto como uma opção ideal devido a taxa de atualização e recursos básicos.
Comentários
Vinicius Moreno
ola
tenho um smart monitor samsung m5… e não consigo capturar imagem com OBS no notbook… como devo fazer ? desde ja agradeço.