O Brasil está entre os cinco países com alta atividade de malwares do tipo botnet, de acordo com o relatório ‘Defending the Expanding Attack Surface’, da Trend Micro. No primeiro semestre de 2022, 97 milhões de softwares maliciosos foram detectados e desses 327 mil bloqueados.

De acordo com dados do relatório, o botnet Emotet continuou a prosperar em 2022, registrando aumento de 976,7% apenas no primeiro semestre do ano em comparação com o mesmo período de 2021. O Japão foi o país com o maior número de detecções, seguido por Estados Unidos, Índia e Itália, com o Brasil aparecendo na quinta posição deste ranking.

Mesmo com desmantelamento da infraestrutura do botnet Emotet em janeiro de 2021, pesquisadores da AdvIntel identificaram o ressurgimento do malware pelos operadores de ransomware Conti. Em maio, a Trend Micro descobriu novas variantes do Emotet, com uso de links maliciosos e aproveitamento de macros, mesclando técnicas antigas  novas.

 

Brasil está entre os cinco países com alta atividade de malware Emotet, diz relatório

A pesquisa também apontou crescimento de ciberataques usando todos os tipos de campanhas – de phishing por e-mail a arquivos e endereços web maliciosos –, notados tanto em ambiente desktop quanto em aplicativos para smartphones.

Brasil está entre os cinco países com alta atividade de malware Emotet, diz relatório

Imagem: Vishnu Vijayan/Pixabay

Entre os setores que mais sofreram investidas foram o governamental, indústria e saúde. Embora as três posições primeiras posições do ranking não tenham visto mudanças em relação ao mesmo período do ano anterior, o setor bancário (1,2%) cedeu lugar ao de tecnologia, responsável por 1,4% em detecção de malwares.

Em dois anos, o número de bloqueios de arquivos maliciosos também teve crescimento visível – de 2020 a 2022, houve um salto de 1 bilhão no primeiro semestre para mais de 22 bi ao fim do primeiro semestre deste ano. A adoção do trabalho híbrido, adotada em função da pandemia de Covid-19, pode ter sido o grande influenciador no gráfico de crescimento.

Botnet Emotet

Uma das famílias de malware com mais destaque no primeiro semestre do ano foi o Emotet, com aumento de 10 vezes em relação ao mesmo período de 2021 – saltando de 13,8 mil para 148,7 mil detecções. Segundo os pesquisadores da Trend Micro, o número prova que a ameaça passou a ser oferecida em um esquema de malware-as-a-service (MaaS), ou seja, qualquer pessoa com conexão à internet tem acesso a soluções personalizadas do malware.

Dentre os países que mais detectaram o malware do tipo botnet foi o Japão, seguido pelos EUA, Índia, Itália e Brasil. O ranking revela que o Emotet tem atividade elevada naquele país, e não necessariamente um indicador de onde ele é mais ativo.

Famílias de ransom em queda

Ações dos grupos de ransomware também tiveram aumento, embora tenha sido registrado queda na atuação de famílias de malwares – de 49 para 10 tipos –, segundo o relatório.

 

Brasil está entre os cinco países com alta atividade de malware Emotet, diz relatório

 

Brasil está entre os cinco países com alta atividade de malware Emotet, diz relatório

No ranking dos mais atingidos, os Estados Unidos lideram com 19,69%, seguido do Japão (10,18%), Turquia (7,97%), Índia (5,11%) e Taiwan (4,29%). Das Américas, o Brasil é responsável por 7,3% dos casos de ransomware, e 2% dos registros globais.

 

 

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários