Amazon sob investigação: Jeff Bezos e CEO da companhia são intimados a depor
Outros 15 executivos seniores da empresa também foram intimados pela Comissão Federal do Comércio; além da Amazon Prime, outros produtos da companhia também são investigados pelos reguladoresBy - Liliane Nakagawa, 26 setembro 2022 às 20:30
O fundador da Amazon, Jeff Bezos, e o CEO da companhia, Andy Jassy, foram convocados pela FTC a depor sob uma investigação da Amazon Prime. Na última quarta-feira (21), a Comissão negou o pedido da gigante do varejo para cancelar as intimações civis enviadas em junho aos dois executivos.
Além disso, a ordem emitida pela Comissão Federal do Comércio estabeleceu o prazo limite de 20 de janeiro para a conclusão de todos os depoimentos de Bezos, atual presidente executivo, Jassy e outros 15 executivos seniores da varejista, também intimados.
No mês passado, a Amazon apresentou uma queixa argumentando que os executivos estavam sendo injustamente assediados na investigação ao serviço de streaming e de compras. Embora tenha o pedido de cancelamento negado, a varejista não defendeu que as intimações “apresentam ônus indevidos em termos de escopo ou tempo”, disse a Comissária da FTC Christine Wilson na ordem em nome da agência.
No entanto, a Comissão concordou em modificar algumas disposições das intimações as quais reconheceu serem amplas demais.
Outros programas da Amazon sob investigação
As práticas de inscrição e cancelamento do popular serviço de streaming, com 200 milhões de assinantes em todo mundo, vêm sendo investigados pela FTC desde março de 2021. Durante esse período, foram incluídos ao menos outros quatro programas de assinatura da Amazon: Audible, Amazon Music, Kindle Unlimited e Subscribe & Save, bem como um programa não identificado de terceiros não oferecido pela varejista.
“A Amazon cooperou com a FTC durante toda a investigação e já produziu dezenas de milhares de páginas de documentos”, disse a empresa em uma declaração. “Estamos empenhados em nos envolver construtivamente com o pessoal da FTC, mas continuamos preocupados com o fato de que as últimas solicitações são excessivamente amplas e desnecessariamente onerosas, e exploraremos todas as nossas opções”.
O número de inscritos nos programas e outras informações do cliente foram solicitadas à empresa sem consentimento prévio dos assinantes. Estima-se que só nos Estados Unidos, a Amazon tenha 150 milhões, o que faz da plataforma uma fonte de receita-chave, bem como a quantidade de dados de clientes que ela concentra.
No ano passado, a Amazon também reclamou da participação da presidente da FTC Lina Khan nas investigações antitruste da empresa da Big Tech. A Amazon pediu, sem sucesso, que Khan se afastasse, temendo a imparcialidade frente às críticas públicas da líder em relação ao poder das grandes empresas sobre o mercado, antes de entrar para o governo.
Via Associated Press
Comentários