A Twitch confirmou que vai implementar uma redução nos pagamentos oferecidos a seus influenciadores majoritários, no intuito de padronizar um modelo de compartilhamento de faturamento de 50% – metade para a plataforma, metade para o streamer.

Antes, a empresa praticava um formato “70-30”, onde pegava apenas 30% do faturamento dos streamers de maior audiência como forma de comissão. Segundo o blog do presidente da empresa, Dan Clancy, no entanto, os chamados “streamers premium” verão o padrão mudar para o modelo “50-50” (o mesmo praticado por criadores menores) assim que atingirem US$ 100 mil de faturamento. Antes disso, as coisas se mantém como estão.

Imagem mostra a logomarca da plataforma de streaming Twitch, que anunciou cortes nas remunerações de criadores de conteúdo premium

Imagem: Twitch/Reprodução

O anúncio não agradou, obviamente, os ditos influenciadores: Eric Pointcrow, que veicula lives pela plataforma, criticou a decisão no Twitter, dizendo que a Twitch prefere penalizar criadores de conteúdo ao invés de aprimorar sua própria plataforma.

“O fato de que a solução da Twitch para seus problemas monetários é cortar a remuneração dos criadores ao invés de facilitar uma plataforma melhor para que mais espectadores visitem o site é incrivelmente preocupante. Nos dê as ferramentas e a informação que precisamos para que possamos criar conteúdos com mais engajamento, não limite nossos ganhos.”

Segundo o anúncio da Twitch, a medida serve para padronizar um formato de pagamento entre todos os streamings, nivelando pelo percentual a menor a remuneração de toda a base de criadores da plataforma, independente de tamanho ou projeção. O esquema de “70-30” não era universal, mas sim determinado a uma parcela de influenciadores de maior fama, enquanto perfis menores já estavam em “50-50”. Agora, o segundo formato passa a valer para todos, sem exceção.

“Em um mundo ideal, todos os streamers teriam os mesmos termos, independentemente da sua dimensão. Entretanto, instituir uma política assim impactaria de forma negativa os streamers que atualmente se encontram sob estes termos, e vários deles tiveram um papel instrumental para nos ajudar a construir a Twitch que conhecemos hoje. Estes streamers passaram a depender desse adicional na divisão de receita para manter seus padrões de vida.”

A Twitch afirmou que o novo formato entrará em vigor em 1º de junho de 2023.

via IGN | Forbes | Twitch

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários