Saiba tudo sobre Andor, série de Star Wars que chega ao Disney+ em 21/9
Série se passa antes dos eventos do filme Rogue One, e mostra o protagonista Cassian Andor em uma narrativa mais obscura de Star WarsBy - Rafael Arbulu, 20 setembro 2022 às 17:25
Na próxima quarta-feira (21), teremos mais uma estreia de peso no Disney+: a série Andor, ambientada no universo de Star Wars, deve chegar ao serviço de streaming ao longo do dia, com os dois primeiros episódios já disponibilizados e, posteriormente, um novo episódio chegando por semana.
Se você não sabe muito sobre o personagem titular – o que é compreensível se formos comparar Cassian Andor à popularidade de, digamos, Luke Skywalker, Darth Vader e outros ícones da franquia criada por George Lucas, o blog KaBuM! está aqui para lhe ajudar, explicando algumas das informações mais essenciais para que você possa se situar dentro da nova série:
Andor é uma “prequência”
Cassian Andor foi originalmente introduzido no cânone de Star Wars em 2016, com a chegada do filme Rogue One: Uma História Star Wars. Por razões óbvias para quem assistiu o filme, não há como a série ser ambientada em outra época se não cinco anos antes dos eventos do longa-metragem.
Em Rogue One, Andor – vivido pelo ator mexicano Diego Luna – é representado como um espião a serviço da Aliança Rebelde contra o Império Galático, e na maior parte do filme, serve como o guerreiro de fala suave e tiradas sarcásticas. A série pode até abordar isso, só que de forma mais atenuada, até mesmo porque…
A série deve ser a mais obscura do universo Star Wars até agora
Esqueça a fofura de Baby Yoda ou a estreia em live action de Ahsoka Tano (Rosario Dawson) na série O Mandaloriano: nesta produção, as agruras de ser um oficial rebelde em uma luta contra um império bem maior que você é o que deve ditar o ritmo.
Segundo o próprio personagem, Cassian Andor tem enfrentado o Império Galático “desde os seis anos de idade”. Isso nunca foi esclarecido em Rogue One, mas deve ser amplamente detalhado na nova série. Aqui, o protagonista ainda não é o oficial de inteligência, mas um ladrão que, aos poucos, vai crescendo em importância conforme testemunha os horrores de um império que é, de forma nada sutil, a representação cinematográfica do fascismo.
Obviamente, ainda estamos falando da Disney, então não espere por exibições muito gráficas ou ferimentos e progressões narrativas intensas demais, mas não será nada estranho se a série navegue por temas que, em outras produções, foram evitados.
Personagens já conhecidos devem voltar
Em Rogue One, fomos apresentados a Saw Gerrera, o homem responsável pelo resgate de Jyn Erso (Felicity Jones), que viria a se tornar a protagonista do filme. O personagem vivido por Forest Whitaker vai retornar ao papel na nova série, algo confirmado pela Disney e pelo próprio ator.
Oficialmente, esta é a única confirmação que temos sobre um personagem de outra produção Star Wars dando as caras em alguma série, mas considerando todas as produções da Disney sobre a marca, é seguro dizer que teremos mais coisas: pela linha do tempo mais atualizada, os eventos de Andor ocorrem em paralelo com O Império Contra-ataca e a segunda metade de Star Wars Rebels.
Ambos apresentam versões de personagens bastante renomados, como Obi-Wan Kenobi (cuja própria série se passa um pouco antes), Ezra Bridger, além da já mencionada Ahsoka Tano – ela própria, aparecendo em O Mandaloriano, ambientado anos mais tarde.
Em O Mandaloriano, inclusive, vimos o retorno de Temuera Morrison ao papel do mercenário Boba Fett, o que eventualmente levou à veiculação de sua própria série – O Livro de Boba Fett. Por isso, é provável que a Disney aproveite Andor para prestar mais um serviço à nostalgia dos fãs.
A série já tem segunda temporada (mas não passa da terceira)
Dada a continuidade de várias das produções sobre a franquia Star Wars, é natural que uma série desta magnitude já traga perguntas quanto à sua continuidade. Felizmente, a própria LucasArts, subsidiária da Disney e que governa tudo relacionado à saga intergalática, já confirmou: Andor já tem uma segunda temporada em início de filmagem.
O que mudou foi um dos planos originais de duração: quando foi concebida, a ideia era a de que a série tivesse cinco temporadas. Entretanto, de acordo com o showrunner Tony Gilroy, em março deste ano, o escopo foi reduzido para três temporadas – com a última sendo finalizada diretamente no início dos eventos de Rogue One.
Ah, e Andor será a despedida de Diego Luna da franquia: ele próprio disse à revista Entertainment Weekly, nesta semana, que ele espera por histórias que tenham começos, meios e fins e, segundo ele, Cassian Andor já teve seu meio e fim exibidos em Rogue One – a série agora deve se concentrar em seu começo. Questionado se ele poderia eventualmente retornar ao papel, o ator mexicano foi enfático: “impossível”.
Andor contará com 12 episódios na primeira temporada, e o mesmo volume na segunda. A estreia está marcada para 21 de setembro de 2022, exclusivamente para assinantes do Disney+
Comentários