Sony deve lançar PlayStation 5 com leitor de discos removível em 2023
Informação dá conta de uma mudança no design no console de atual geração da japonesa, conectando o leitor ao aparelho via cabo USB-CBy - Rafael Arbulu, 20 setembro 2022 às 11:38
A próxima versão do PlayStation 5 deve contar com uma mudança notável de design, adotando um leitor de discos removível que se liga ao console via conector USB-C. A informação vem do site Insider Gaming, que cita fontes próximas ao projeto que lhe falaram em condição de anonimato.
De acordo com o relato, a versão será lançada pela Sony sob o codinome “Chassis D” (para diferenciá-la dos atuais A, B e C nas lojas do mundo) e deve chegar daqui a mais ou menos um ano, ou seja, setembro de 2023.
Segundo o site, a ideia é oferecer o novo PlayStation 5 em novos formatos de venda – tanto sozinho como em um pacote que contemple também o leitor de discos. Há também a informação de que o leitor possa ser comprado separadamente, tal qual outros acessórios do console, como o joystick Dualsense ou o PSVR.
Atualmente, o PlayStation 5 é comercializado em duas versões: a All Digital não conta com nenhum leitor de discos e trabalha somente com jogos adquiridos digitalmente (via PlayStation Network). Já a versão Standard é o que se espera de um console comum, com suporte à mídia física graças ao leitor de discos integrado. Devido à diferença entre as versões, evidentemente existe também disparidade nos preços – a versão com o leitor é mais cara.
Desta forma, as fontes do Insider Gaming dão a entender que um PlayStation 5 com leitor de disco removível seria uma espécie de versão híbrida entre as duas predecessoras. O site, no entanto, não deixa claro se a nova versão, se adquirida sem o leitor, seria um equivalente à edição All Digital ou se haveria alguma outra diferença (ou outro preço). O site afirma, no entanto, que a conexão USB-C tem caráter externo, então é provável que o visual deste novo console seja um pouco diferente daquilo que estamos acostumados.
No que tange ao hardware, as fontes do site afirmam que ela deve ser igual às versões atuais, que estão aos poucos deixando o mercado: o Insider Gaming fala especificamente que, para o ano fiscal de 2023, a Sony deve fabricar cerca de 13 milhões de unidades da nova versão, enquanto as atuais terão produção reduzida, chegando a no máximo 12 milhões de unidades.
De acordo com o seu relatório fiscal mais recente, a Sony vendeu 21,7 milhões de consoles PlayStation 5 desde o lançamento do aparelho, em 2020. A fabricante japonesa não comentou as informações divulgadas.
Via Insider Gaming | Sony
Comentários