Hackers roubam contas da Steam em novo ataque de phishing
Novo golpe cria pop-up de login falso idêntico ao original que rouba as credenciais de contas na Steam; veja como se protegerBy - Cesar Schaeffer, 13 setembro 2022 às 17:29
Hackers estão usando uma nova técnica de phishing para roubar credenciais na Steam. O ataque “Browser-in-the-Browser” envolve a criação de janelas falsas de navegador dentro de uma página ativa. O usuário se torna vítima ao ser enganado e acreditar que se trata de um pop-up legítimo de login na plataforma.
Nesta terça-feira (13), o Group-IB publicou um relatório sobre o novo esquema envolvendo janelas falsas de navegador. Os ataques visam vender o acesso a essas contas, entre as quais algumas são avaliadas entre US$ 100.000 e US$ 300.000.
Phishing no navegador
A ataque começa a partir de uma mensagem direta com convite para o jogador participar de um torneio de jogos competitivos como League of Legends, CS:GO, Dota 2 ou PUBG.
Um link leva o usuário para um site com aparência profissional do que seria uma empresa de eSports que hospeda e patrocina campeonatos.
Ao clicar para fazer o cadastro, uma janela pop-up muito bem feita pede a inserção das credenciais de login na Steam. A janela é praticamente indistinguível da real, mas é falsa.
Depois de preencher nome de usuário e senha, a vítima é levada a um formulário do Steam Guard em funcionamento solicitando um código de autenticação em dois fatores (2FA), se ativado, aumentando assim a autenticidade do golpe.
Em golpes como este, os agentes de ameaças rapidamente sequestram as contas da Steam, alterando senhas e endereços de e-mail para dificultar que as vítimas recuperem o controle de suas contas.
Como se proteger
A técnica da janela falsa no navegador requer JavaScript, assim, especialistas dizer que bloquear scripts JS de forma impediria que o pop-up falso de login fosse exibido. Mas, claro, a maioria das pessoas não bloqueia scripts, já que isso quebraria muitos sites populares.
A melhor dica é mesmo ter cuidado e atenção a mensagens recebidas na Steam, Discord ou outras plataformas relacionadas a jogos e sempre duvidar de links enviados por usuários desconhecidos.
Esta não é a primeira vez que a técnica de phishing é identificada. No início do ano, outros ataques criavam formulários falsos de login para grandes serviços como Google e Microsoft.
Via: Bleeping Computer
Comentários