Um projeto – até então, secreto – sob codinome “Minkowski” nos bastidores do Google foi revelado esta semana em forma de uma nova startup do grupo, a Aalyria. A gigante das buscas se recusou a oferecer mais detalhes da iniciativa, cuja missão é “gerenciar redes de comunicação complexas que abrangem terra, mar, ar e espaço”.

Aalyria - Startup do Google promete a “melhor" internet via satélite

Imagem: Aalyria

Em outras palavras, a Aalyria foi criada para melhorar comunicações via satélite – entre elas, a conexão com smartphones. A empresa possui uma tecnologia de comunicação a laser chamada “Tightbeam”, que segundo comunicado, promete conectividade vinda do espaço em “escala e velocidade exponencialmente maiores do que qualquer coisa que exista hoje”.

Aalyria - Startup do Google promete a “melhor" internet via satélite

Imagem: Aalyria

“O Tightbeam melhora radicalmente as comunicações via satélite, Wi-Fi em aviões e navios e conectividade celular em todos os lugares”, disse o comunicado.

Google + Aalyria

No início do ano, o Google havia revelado a transferência de quase uma década de propriedade intelectual, patentes e ativos físicos para a Aalyria. A startup já possui um contrato comercial de US$ 8,7 milhões com a Unidade de Inovação em Defesa dos Estados Unidos.

O Google manterá uma participação minoritária na Aalyria, mas se recusou a dizer quanto possui e quanto financiamento externo a empresa levantou.

Fonte: CNBC

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários