Primeiro carro elétrico da Xiaomi será um sedã de 4 portas e direção autônoma
CEO da empresa, Lei Jun, disse que um carro feito pela Xiaomi ainda seria “quente”, embora críticos digam que a companhia perdeu o timingBy - Rafael Arbulu, 12 setembro 2022 às 12:22
Um carro projetado pela Xiaomi seria, ainda, algo de se esperar? Ou será que a empresa perdeu o “timing” de fazer um lançamento do tipo? Independente do que você pense, a fabricante chinesa parece firme em sua ideia de lançar um veículo de marca própria e, ao menos no mercado chinês, tornar-se uma marca de primeira linha também no setor automobilístico.
De acordo com relatos da indústria local (via Notebook Check), a companhia liderada por Lei Jun deve seguir em seu curso para o lançamento de um automóvel que, além de elétrico, será um sedã de 4 portas com direção autônoma, batizado “Xiaomi Pilot”, cujo protótipo foi revelado recentemente. O CEO parece ter bastante fé na ideia, segundo o que ele próprio disse no Twitter:
Tesla entered the EV industry more than 10 years ahead of us. Some people think that we already missed our window to enter the market, but I disagree. The race is just getting started, and I think Xiaomi has plenty of opportunities. pic.twitter.com/h6aqMytZgG
— Lei Jun (@leijun) September 8, 2022
“A Tesla entrou no mercado de veículos elétricos há mais de 10 anos. Há quem pense que nós tenhamos perdido a nossa janela de tempo para ingressar nesta indústria, mas eu discordo. A corrida está apenas começando, e penso que a Xiaomi tem inúmeras oportunidades.”
Ao que tudo indica, o veículo da fabricante chinesa ainda deve atrair olhares por outro motivo: ao contrário da impressão que se tem quando pensamos em “sedãs”, o automóvel em questão deve chegar a preços populares (para o setor chinês, pelo menos), com especulações o posicionando em ¥ 150 mil (cerca de R$ 111 mil).
O sistema de direção autônoma deve também apresentar tecnologia LiDAR desenvolvida em parceria com a Hesai Technology, priorizando mais ângulos de visão e redução – se não a eliminação – de pontos cegos a fim de se evitar acidentes.
Finalmente, as informações – ainda não comentadas pela Xiaomi, vale citar – dão conta do automóvel elétrico possivelmente aparecendo de alguma forma mais concreta em 2024.
Via Notebook Check
Comentários