No ano passado, quando a Microsoft mudou o Edge para uma versão baseada em Chromium, o navegador deu um salto de popularidade e rapidamente ultrapassou o rival o Firefox. O Chrome continua no topo deste ranking.
De acordo com um levantamento da NetMarketShare de 2020, com 7,59% do mercado de desktops, o Edge ultrapassou o Firefox em março do ano passado.
Agora, em 2021, um novo relatório da StatCounter mostra que o navegador da Microsoft continua ganhando novos usuários enquanto a base do Firefox diminui.
Não é possível afirmar que há uma migração direta dos usuários do Firefox para o Edge, mas enquanto o navegador da Microsoft viu sua participação de mercado subir de 7,81% para 8,03% este ano, o software da Mozilla caiu de 8,1% para 7,95%.
Source: StatCounter Global Stats – Browser Market Share
Apesar do crescimento, o Edge ainda fica atrás do Safari – com 10,11% de participação – e também do Chrome, que lidera esse ranking com 67,09%.
Edge cresce também em dispositivos móveis
Os números vale apenas para o mercado de desktop. Olhando para todas as plataformas – desktop, tablet e celular – iPhones e iPads garantem um segundo lugar mais sólido ao Safari com participação de 19,03%, enquanto o Firefox continua à frente do Edge – mas por apenas 0,23%.
Enquanto isso, no Brasil…
Estes números não refletem a realidade brasileira. Por aqui, o domínio do Chrome é ainda maior, com 80,73% do mercado. O Edge vem em segundo, mas apenas com 5,97% – seguido bem de perto pelo Opera, que tem 5,69% dessa fatia. No Brasil, o Firefox tem apenas 4,9% do mercado de desktops.
Comentários