Já faz um tempo — algo em torno de duas décadas — desde que a Imagination Technologies mudou o foco de placas de vídeo para desktop por GPUs móveis e do ramo automotivo. No entanto, tudo indica que a empresa sediada no Reino Unido retornará com tudo ao mercado de PCs.

O movimento foi cogitado em 2020, quando a companhia prometeu que retornaria aos jogos de alta performance “em breve”. Desde então, não houve nenhuma novidade sobre o assunto — com exceção de uma parceria com a empresa chinesa Innosilicon para desenvolvimento de hardwares gráficos voltados aos mercados locais.

Felizmente, a Imagination Technologies aproveitou a recente celebração das bodas de pérola de uma de suas arquiteturas gráficas dos anos 90 e veio a público no começo da semana para confirmar que o retorno ao mercado de GPUs dedicadas para PC está mais quente que nunca.

De volta ao mercado de GPUs para desktops

O comunicado informou alguns frutos potenciais para esse retorno. A parceria firmada com a Innosilicon resultou, no fim do ano passado, em dois modelos de GPUs Fantasy 1: uma placa (Tipo A) com 16 GB de RAM GDDR6x e interface de 128 bits para fornecer 5 TFLOPS de computação da GPU BXT-32-1024, e outra (Tipo B) que oferece o dobro de desempenho.

Apesar dos desempenhos reais serem uma grande incógnita, são essas placas que devem ser usadas como base para os próximos produtos da marca. O TDP de 50W para a placa “Tipo A” parece pouco para um modelo vendido para finalidades 4K. Mas é possível que a 11ª geração da arquitetura PowerVR seja um passo rumo ao retorno.

GPUs Imagination Technologies

Imagem: Divulgação/Innosilicon

Além disso, a Imagination Technologies revelou uma campanha de recrutamento global para aumentar o número de funcionários em 30%, seguido por novas aberturas de escritórios em Manchester e Cambridge, ambos no Reino Unido.

Por mais que as informações pareçam irrelevantes, mostram um esforço significativo da companhia para aumentar os esforços em prol da produção de GPUs para PCs. E o recado foi dado: outro produto — possivelmente uma nova placa gráfica para desktops — será lançada até o fim do ano.

Quanto mais opções, melhor

Novamente, é preciso reforçar que não está claro se as placas baseadas em PowerVR terão força suficiente para bater de frente com modelos recentes da AMD e Nvidia. Por mais que a Intel tenha recentemente entrado nessa disputa, o mercado parece dominado pela Team Red e Team Green.

De todo modo, a expectativa de retorno da Imagination Technologies ao mercado de GPUs para PCs é vista com bons olhos para a indústria. Até porque quanto mais opções de mercado, melhor será para o consumidor final.

Via: TechSpot

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários