Intel Arc deve contar com placas tão rápidas quanto a RTX 3060 e com preços competitivos
Esse desempenho prometido pela Intel deve ser visto em jogos DX12 e Vulkan; ainda não há previsão de preço e nem data de lançamento das placasBy - Luiz Nogueira, 1 setembro 2022 às 9:24
A Intel prepara duas de suas placas Alchemist para a competição contra as grandes empresas do mercado. Segundo a companhia, a Arc A750 e a Arc A770 têm como alvo a RTX 3060 12GB no quesito performance.
Durante uma entrevista da PC Gamer com Tom Petersen, da área de marketing da Intel, foi descoberto que a empresa procura maneiras de precificar essas placas de maneira competitiva para atrair público.
Essa é uma questão bastante discutida pela comunidade especializada desde que a Intel anunciou sua intenção de entrar no segmento de placas de vídeo para jogos.
Vale citar que ambos os equipamentos contam com a mesma matriz de GPU G10. No entanto, a A770 possui 32 Xe Cores, enquanto a A750 possui 28. Portanto, apesar de não ser uma diferença tão significativa, a A770 pode apresentar um desempenho levemente melhor.
“Quando você tem um título otimizado para Intel, no sentido de que ele roda bem no DX12, você terá um desempenho significativamente acima de uma [RTX] 3060. Quando a A750 é comparada, então temos 17%, 14% e 10%. Vai variar, é claro, com base no título”, disse Petersen.
Porém, com jogos DX11, as placas da Intel são menos capazes de competir no quesito desempenho com uma RTX 3060. Porém, isso não é necessariamente surpreendente, já que Petersen já havia dito em outra oportunidade que as otimizações de driver DX11 são mais lentas que as feitas para DX12 e Vulkan.
Houve um momento em que as placas da Nvidia foram citadas como competidoras diretas da RTX 3070. No entanto, esse não parece ser o caso, com o entrevistado sendo bastante realista em relação a isso.
“Eu esperava que chegássemos com um desempenho um pouco melhor, mas a verdade é que é aqui que estamos hoje”, disse Petersen.
De qualquer forma, a Intel parece estar ciente de que precisa fazer algo para afastar as vendas das empresas dominantes do mercado hoje. “Tudo isso será levado em consideração na hora de definir o preço inicial”, completa Petersen.
A questão é que nenhuma previsão de preço foi citada, porém, Petersen diz que a precificação está sujeita a flutuações antes de ser definida, já que tudo vai depender do mercado de GPUs, que está em constante mudança.
Resta saber se o custo-benefício dos lançamentos da Intel fará com que os consumidores troquem as já consolidadas Nvidia e AMD por uma das novas placas da empresa.
Comentários