O Debian GNU/Linux vai substituir o Google pelo DuckDuckGo como mecanismo de busca padrão do Chromium Web em breve.

A novidade apareceu em um relatório de bug #956012, registrado em abril de 2020, anunciando a troca do buscador padrão da distribuição no pacote do Chromium. Mais de dois anos se passaram até o fechamento do documento, desta forma, entende-se que a decisão dos mantenedores da distribuição não foi tomada às pressas.

A principal razão por trás da substituição é conceder mais privacidade aos usuários do Debian, visto que o Google é conhecido por ser a empresa que mais rastreia dados privados de usuários na web.

Google por DuckDuckGo: Debian Linux troca mecanismo de busca padrão do Chromium

Imagem: Reprodução/Debian

Embora usuários pró-privacidade tenham algumas restrições quanto ao DuckDuckGo, questionando quão privado afirma ser, ainda é possível substituir as buscas por outros motores disponíveis, como o Ecosia, Qwant, Startpage etc.

Quase os mesmos recursos do Google Chrome

O navegador Chromium Web, apesar de não ser padrão da distro, pode ser encontrado nos repositórios. O código do browser vem do projeto de código aberto do Google, o mesmo que deu origem ao navegador Chrome.

Embora o Firefox, da Mozilla, seja o browser padrão encontrado no Debian, muitos usuários optam por substituí-lo pelo Chromium Web por oferecer quase mesmos recursos do Google Chrome.

Google por DuckDuckGo: Debian Linux troca mecanismo de busca padrão do Chromium

Imagem: Reprodução/Debian

Atualização do mecanismo de busca

A mudança será aplicada a partir da versão 104 ou posterior do navegador Chromium, segundo o anúncio. Para os usuários da versão Debian Stable, o pacote deve demorar algum tempo até chegar a um repositório estável. Já os que usam a versão teste da distro, a novidade já está disponível ao atualizar o sistema.

Entretanto, é possível definir um novo buscador manualmente, acessando Configurações > Mecanismo de Busca.

 

Via It’s FOSS

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários