O lançamento da missão Artemis 1, da agência espacial norte-americana (NASA), não ocorreu conforme o previsto: anteriormente agendado para a manhã de hoje (29), a ocasião acabou adiada devido a um problema de vazamento no motor.

A contagem para a partida do foguete SLS (Space Launch System) havia sido parada cerca de 15 minutos antes das 9h30 (horário de Brasília), quando a falha foi comunicada durante a transmissão do lançamento, pelo canal oficial da agência.

Imagem mostra o foguete SLS, em posição de lançamento da missão Artemis 1, que acabou cancelado por problema no motor

O foguete SLS, em posição de lançamento da missão Artemis 1, que acabou cancelado por problema no motor (Imagem: NASA/Reprodução)

Segundo os oficiais responsáveis, engenheiros estavam avaliando a possibilidade do problema se corrigir durante a contagem, continuando com o lançamento normalmente, o que não aconteceu. A temperatura interna do foguete começou a aumentar de forma preocupante e, próximo ao horário previsto para partida, veio o anúncio de que a ocasião seria reagendada.

Segundo a NASA, a data de lançamento mais próxima disponível para a agência é a de 2 de setembro de 2022, próxima sexta-feira, mas ainda não foi confirmado se uma nova tentativa será feita na referida data.

Artemis 1 começa projeto de levar humanidade de volta à Lua

Muitos conhecem a missão Artemis 1 como “a volta do homem à Lua”, um feito histórico que a colocaria em pé de igualdade à missão Apollo 11, de 1969, mas não é bem por aí. Embora o Programa Artemis envolva o retorno da humanidade ao nosso satélite, esta primeira missão não levará ninguém até ele.

Na verdade, a missão Artemis 1 é como se fosse um test drive: a ideia é percorrer todo o trajeto de uma viagem tripulada, avaliando as capacidades do foguete SLS e da cápsula Orion. Ambos darão uma volta na Lua e retornarão à Terra, sem nenhuma tripulação interna. A missão Artemis 2 seguirá o mesmo caminho, mas com uma tripulação oficial e sem pousar.

Somente na terceira missão – oficialmente, pelo menos – é que a tripulação do foguete SLS deve pisar em solo lunar. A previsão deste lançamento, no entanto, está marcada apenas para 2024, sem uma data mais específica.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários