Apple Car: ex-funcionário admite ter roubado segredos comerciais do carro
Condenado a 10 anos de prisão, Xiaolang Zhang coletou dados sensíveis sobre projeto secreto de veículos autônomos da AppleBy - Igor Shimabukuro, 23 agosto 2022 às 10:24
Se antes era mera especulação, agora pode-se dizer que é real: a Apple está — ou pelo menos estava — trabalhando em veículos elétricos próprios. Prova disso é que Xiaolang Zhang, ex-funcionário da big tech, admitiu ter roubado segredos comerciais do projeto de carros autônomos da empresa da maçã.
A suspeita da Apple
Zhang foi contratado pela Apple em 2015 para supostamente trabalhar com hardware no projeto secreto de veículos autônomos da marca. Segundo as informações da CNBC, ele projetou e testou placas de circuito para sensores dentro da equipe de computação enquanto ainda era funcionário.
O então funcionário tirou licença paternidade e viajou para a China com sua família. Até aqui, nada de anormal, certo? Mas o problema veio logo após seu retorno aos EUA, em abril de 2018, quando ele se encontrou com seu supervisor para pedir demissão da big tech.
A justificativa era de que ele se mudaria para a China para cuidar de sua mãe. Contudo, Zhang também avisou à Apple que planejava trabalhar para a Xiaopeng Motors (também conhecida como Xmotors ou XPeng), uma startup chinesa de veículos elétricos.
Depois de receber a notícia, a Apple prontamente cortou seu acesso à rede e, em 7 de julho de 2018, o ex-funcionário foi preso pelo FBI em um aeroporto da Califórnia enquanto estava a caminho da China. O motivo? A suspeita de que ele teria roubado segredos comerciais do projeto enquanto se preparava para trabalhar na fabricante asiática.
Zhang admite acusações
E, bem, a suspeita não foi equivocada. Investigações posteriores da Apple descobriram que Zhang baixou diversos documentos e informações do banco de dados da empresa, incluindo propriedades intelectuais de segredo comercial.
As acusações também apontam que ele pegou uma placa de circuito e um servidor dos laboratórios automotivos da empresa da maçã. O principal motivo da acusação, no entanto, foi um arquivo PDF de 25 páginas que continha esquemas elétricos altamente sensíveis de placas de circuito.
Diante das acusações, Zhang declarou-se culpado em um tribunal federal em San Jose, na Califórnia (EUA), na última segunda-feira (22). Por ter roubado segredos comerciais da Apple, ele agora enfrentará 10 anos de prisão e uma multa no valor de US$ 250 mil.
A Apple nunca admitiu que estava trabalhando em um veículo elétrico, mas essa decisão na Justiça talvez seja uma prova de que o projeto é mais que real. E segundo especulações que correm nos bastidores, o lançamento do carro autônomo da maçã pode acontecer em algum momento de 2024.
Via: ZDNet
Comentários