O iFood anunciou que, agora, a empresa será controlada por apenas uma acionista: a brasileira Movile, que também é dona de outras marcas como PlayKids, Sympla e da empresa de games mobile Afterverse.

A companhia adquiriu os 33,3% pertencentes à Just Eat Holding Limited por €1,5 bilhão em dinheiro para conseguir consolidar os 100% de investimento. Isso é equivalente a R$ 9,4 bilhões dos quais são R$ 7,8 bilhões pela participação da Just Eat no iFood e um potencial adicional de R$1,6 bilhão, a depender do desempenho da empresa nos próximos 12 meses.

A Movile, fundada pelo brasileiro Fabricio Bloisi, já era acionista majoritária da empresa de delivery desde 2013. A compra do iFood foi executada por meio de uma negociação que inclui a acionista Prosus, uma gigante de mídia e internet e grande investidora da Movile.

“Seguiremos investindo bastante em inovação para atender cada vez melhor nossos consumidores, entregadores, restaurantes e parceiros de negócios. Estamos construindo uma das principais empresas de tecnologia do mundo e continuaremos investindo para que as nossas iniciativas de educação, meio ambiente e inclusão sejam um exemplo, com impacto relevante para todos os públicos”, afirmou Bloisi, em comunicado feito pelo executivo no LinkedIn.

Post no LinkedIn feito por Fabricio Bloisi, fundador da Movile e agora dono do iFood, sobre a aquisição

Imagem: reprodução/Fabricio Bloisi – LinkedIn

Negociação e compra do iFood

A Prosus é uma companhia com sede em Amsterdã e parte da Naspers – uma gigante conhecida por ser um dos maiores conglomerados de mídia e internet, com base em Johanesburgo (África do Sul) e classificada também como uma das maiores investidoras em tecnologia do mundo.

“Investimos pela primeira vez no iFood há quase uma década e, durante esse período, Fabricio e equipe construíram um negócio de entrega de alimentos de classe mundial. Eles moldaram o setor no Brasil, criando uma plataforma que atende 330 mil parceiros de restaurantes, oferece oportunidade de renda para 200 mil parceiros de delivery e entrega aproximadamente 70 milhões de pedidos por mês. Aumentar nossa participação para a propriedade plena é uma demonstração de nossa abordagem comprometida e disciplinada ao investimento e reflete nossa confiança no potencial de longo prazo do iFood”, afirma Bob van Dijk, CEO da Prosus.

“Estamos animados em continuar sendo um parceiro ativo e solidário do iFood à medida que a empresa entra em sua próxima fase de inovação e crescimento”, continuou o executivo.

Para Larry Illg, CEO da Prosus Food, o setor brasileiro de delivery de alimentos cresceu de forma significativa nos últimos quatro anos – especialmente com o impulso dado pela pandemia e consequentes restrições de locomoção – e há uma grande oportunidade de crescimento para expansão, na visão do executivo.

“Há uma oportunidade substancial para maior expansão tanto no negócio de entrega de comida em restaurantes quanto por meio da construção da plataforma em áreas como mercearia e comércio rápido”, observa.

A Naspers possui embaixo de seu guarda-chuva três empresas principais que realizam os investimentos e operam em países e mercados em todo o mundo, as quais elas preveem um potencial de crescimento a longo prazo. Além da Prosus, o grupo conta com a gigante do e-commerce Takealot e o grupo de mídia Media24.

Vale ressaltar que dentro do portfólio de investimentos da Prosus estão nomes conhecidos como a gigante chinesa Tencent e outras startups como Creditas, Delivery Hero, Facily, Kovi e outras.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários