[Review] LG 42C2 traz ótima imagem e é boa opção para público gamer
Com painel Oled, a LG 42C2 surpreende quando o assunto é imagem e recursos para quem quer aproveitar jogos da nova geração para videogames e PCsBy - Alvaro Scola, 18 agosto 2022 às 17:18
A LG investe na tecnologia Oled há alguns anos, sendo que para 2022 a marca sul-coreana apresentou a linha C2. Uma das grandes novidades, por exemplo, fica para o modelo de 42 polegadas, que foi feito pensando nas pessoas que utilizam sua smart TV para jogar nos videogames ou até mesmo no PC.
O blog KaBuM! recebeu justamente a LG 42C2 e, após passar algumas semanas usando tanto para entretenimento como para jogos, conta o que achou neste review. Confira!
- Design e acabamento
- Sistema
- Imagem e som
- Uso com videogames e PCs
- Burn-in?
- Preço e disponibilidade
- Conclusão
Design e acabamento
Assim como os modelos do ano anterior, a LG 42C2 impressiona por conta de suas bordas finas e espessura mínima. Além disso, este modelo de 42 polegadas, como é de se esperar por conta de seu tamanho, é bem leve e pode ser transportado ou movido por apenas uma pessoa sem grandes complicações.
Diferentemente do que é visto nos tamanhos maiores, a LG 42C2 conta com pés espaçados, que não dão aquela sensação premium. Entretanto, os mesmos fazem um bom serviço quando o assunto é manter a TV firma, ou seja, mesmo na hora da limpá-la ou posicioná-la melhor, a tela não ficará balançando.
Para a organização dos cabos, a LG adotou uma solução simples, mas que se mostra bastante eficaz. Na parte de trás, é possível acoplar um tipo de presilha em que os cabos passam e chegam até, de fato, nas entradas, que possuem um “compartimento” em que fica tudo escondido.
É claro que para tirar e colocar um cabo, fazer a remoção deste compartimento pode até dar um trabalho pequeno, mas gostei bastante da solução proposta pela LG, que é melhor do que a vista em anos anteriores. Já as conexões da smart TV são:
- 4 entradas HDMI 2.1
- 1 entrada para antena
- 3 portas USB
- 1 entrada para cabo de rede
- 1 saída digital óptica
O controle remoto da LG não trouxe novidades para o seu visual e, pessoalmente, já gostava bastante de seu formato. O mesmo conta com atalhos para abrir os principais serviços de streaming e botões grandes para as principais funções.
Não somente isso, o controle ainda traz um microfone embutido para que comandos de voz possam ser dados e a tecnologia Smart Magic, que permite ao usuário ter um tipo de “cursor de mouse” para navegar nos menus.
Sistema da LG 42C2
A LG 42C2 vem com o WebOS como seu sistema operacional, que funciona bem e já traz os principais serviços de streaming pré-instalados. A sua interface inicial conta com algumas pequenas novidades, como um atalho para poder acessar a “entrada mais recente” utilizada.
A partir também da interface inicial, o usuário já recebe sugestões do que está em alta ou quais as tendências para poder assistir e curtir de forma descomplicada. A LG continua apostando também em uma interface mais “horizontal”, que pessoalmente me agrada, uma vez que mais informações podem ser exibidas de forma organizada.
Para os comandos de voz, a LG 42C2 tem três opções, sendos estas: LG ThinQ AI, Alexa e Google Assistente. Independentemente do assistente escolhido, os comandos são executados com rapidez, mas o Google Assistente é o que se mostra mais integrado ao WebOS, por exemplo, para atividades simples como falar o nome de uma série e abri-la na Netflix.
Algo em que a LG continua a acertar é na velocidade de processamento. A LG 42C2 não demonstra qualquer tipo de lentidão para navegar nos menus ou fazer o carregamento de vídeos pesados em 4K. Não somente isso, as funções destinadas para quem realmente vai jogar, que comentaremos mais em imagem, são realmente um de seus diferenciais.
Imagem e som
A LG 42C2 conta com um display do tipo Oled evo, que assim como seu antecessor, segue sendo um dos melhores do mercado para praticamente qualquer tipo de conteúdo. Apesar de todos elogios, alguns detalhes ainda poderiam estar melhores.
Para começar, o display exibe cores bem vivas mesmo em sua configuração padrão, sendo que existem 8 modos já pré-definidos. Os níveis de contraste são excelentes, enquanto os tons de preto são apresentados com perfeição.
Na questão de brilho, a LG implementou uma tecnologia chamada de “Brightness Booster” para deixar os pixels mais vívidos. Honestamente, achei o nível de brilho da TV bom, mas ainda esperava que o mesmo fosse um pouco mais forte.
Em questão de mais recursos relacionados a imagem, a LG 42C2 ainda não trouxe o aguardado suporte ao HDR10+, mas não desaponta ao contar com suporte para o DolbyVision IQ, HLG, HGiG (um tipo de HDR destinado para jogos) e ao HDR10 Pro. Com tudo isso, algo que me surpreendeu no modelo foi o seu ângulo de visão, que é praticamente perfeito.
Graças ao seu processador e outros recursos, a LG 42C2 também consegue executar conteúdos em resoluções menores sem que a imagem acabe comprometida. Nestes casos, é claro, a qualidade varia de acordo com a fonte do vídeo e também com a distância entre o espectador e a TV.
Em relação ao som, devo admitir que alguns pontos me desapontaram um pouco. A LG C242 conta com um canal de áudio 2.0 com alto falantes que totalizam 20 W. O volume apresentado pelo modelo é bem alto, mas apresenta algumas distorções quando usado no máximo, algo compreensível.
Já o maior problema para mim ficou evidente nos graves, que estiveram um pouco abaixo do que eu esperava. A TV ainda conta com o suporte a boas tecnologias, como o Dolby Atmos e também traz um modo que aprimora o som com IA (inteligência artificial). Entretanto, para esta parte, eu preferi sempre alterar o modo de acordo com cada conteúdo para que o resultado saísse melhor.
LG C242 é boa para videogames e até para PCs
A LG C242 tem a taxa de atualização de 120 Hz, mas essa é apenas uma das características que a torna interessante para o público gamer. Na questão de conexões, todas as suas entradas HDMI são 2.1, ou seja, o modelo é ideal até mesmo para quem possui mais um videogame da nova geração ou placas de vídeo com esse tipo de saída.
Já para quem pretende usar a LG 42C2 com o PC, a boa notícia é que a TV conta com o suporte ao G-Sync e ao Free Sync Premium, que ajudam a deixar os jogos e demais conteúdos executados com mais fluidez. O WebOS, inclusive, traz um menu em que é possível conferir quais recursos voltados para jogos estão ativados.
Em meus testes, eu até optei por usar a LG 42C2 como meu monitor principal durante o tempo com o produto. A experiência foi bem positiva tanto para o lado de produtividade – por conta de poder deixar várias janelas abertas – quanto para jogar que é mais divertido em uma tela grande, é claro.
O tempo de resposta do aparelho, de acordo com a própria LG, é de menos de 1s. Infelizmente, eu não tive como fazer a medição para conferir os tempos obtidos, entretanto, em testes realizados tanto com tanto no PC quanto no PlayStation 5, eu não fui capaz de notar nenhum tipo de atraso.
Para me certificar de que não havia nenhum atraso em comparação a um monitor gamer, eu até cheguei a jogar títulos online e mais competitivos, como o League of Legends. Nestes momentos, novamente, não senti nenhum tipo de atraso, sendo que sempre deixei o modo de jogo ativado junto com outros recursos para diminuir qualquer latência.
Em relação a experiência de usar uma tela de 42 polegadas como monitor, admito que precisei de um certo tempo de adaptação, principalmente por ter usado dois monitores durante anos. Assim, um dos maiores desafios foi aprender a organizar as janelas em uma única tela, algo em que o Windows ajuda, mas falha as vezes.
O fato de eu conseguir me manter um pouco distante da tela me ajudou na adaptação, que foi mais rápida do que imaginava. A única coisa que me incomodou um pouco, como já abordei na análise, foi o brilho um pouco abaixo do que desejava.
Burn-in?
Uma das grandes preocupações dos consumidores em aparelhos com tela Oled, como a LG 42C2 é o burn-in, que é um tipo de mancha ou sombra na tela ocasionado por algum conteúdo reproduzido com elemento estático.
Assim como fez já em modelos anteriores, como no caso da C1 de 2021, a LG implementou algumas tecnologias para prevenir que o burn-in ocorra. Por exemplo, após a TV ficar ligada durante um período determinado, quando a mesma for desligada um processo de “limpar os pixels” acontecerá para evitar a retenção de imagens.
Não somente isso, quando algum elemento estático fica pausado durante muito tempo, o próprio sistema da LG começa a exibir uma animação em seu lugar. A função de limpeza de pixels manual também segue presente, mas essa só deve ser utilizada em momentos específicos quando realmente um problema for detectado.
Como mencionado anteriormente, usei a LG 42C2 até como monitor, o que inevitavelmente fez com que alguns elementos estáticos fizessem parte de seu dia a dia. Nos meus testes, que foram de algumas semanas, eu não pude detectar nenhum sinal de burn-in ou de retenção de imagem, mas é claro que tal problema leva mais tempo para ser apresentado.
De toda forma, a LG mostra que segue em evolução neste quesito, uma vez que mais tecnologias para preveni-lo estão disponíveis.
Preço e disponibilidade
A LG 42C2 foi lançada em julho no Brasil e tem o preço sugerido de R$ 7.999.
Conclusão
A LG 42C2 é uma excelente smart TV que se destaca não somente por sua qualidade de imagem, mas também pelo seu ótimo processamento. O nível de brilho é verdade, poderia ser um pouco mais alto e o som poderia ser um pouco melhor. Em relação ao som, os graves mais fracos incomodaram um pouco em momentos que queria aproveitar melhor a ação do que estava sendo visto.
O acabamento deste modelo é até um pouco mais simples do que estamos acostumados a ver, mas não vejo isso como um contra, sendo que a espessura mínima da TV segue impressionando. Além disso, a LG acertou bem em seu novo mecanismo para esconder os cabos, que é simples e eficaz.
Assim como a linha Oled do ano passado, a LG 42C2 também é extremamente indicada para o público gamer devido aos seus recursos e ótimos tempos de resposta. Já esse novo tamanho, de 42 polegadas, também é bem interessante para quem planeja usá-la no PC, o que achei bem agradável em meus testes.
Comentários