5G em todas capitais do Brasil só em 2024, diz Anatel
Segundo o conselheiro da Agência, ainda vai levar pelo menos 2 anos para que todas as capitais recebam a tecnologiaBy - Cesar Schaeffer, 12 agosto 2022 às 16:10
Vai demorar mais dois anos para que a rede 5G tenha cobertura em todas as capitais brasileiras. Quem afirma é o conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) Artur Coimbra. Segundo ele, a tecnologia de banda larga móvel de quinta geração existe uma estrutura completamente nova, o que exige desde a encomenda dos equipamentos a toda instalação profissional.
“Até implantar o 5G em todas as torres que existem, em São Paulo, por exemplo, vão pelo menos uns dois anos”, disse Coimbra. Apesar disso, o conselheiro acredita em uma melhora significativa da tecnologia nas cidades onde as operadoras já ofertam o serviço até o fim do ano. Brasília e São Paulo são exemplos.
O executivo explica que o principal obstáculo para ativar o 5G em outras regiões é instalar corretamente os filtros nas antenas de transmissão e, assim, bloquear qualquer interferência da nova faixa em outras frequências.
O 5G no Brasil
Nesta sexta-feira (12), a Anatel anunciou a data de chegada da tecnologia a Curitiba, Goiânia e Salvador: dia 16 de agosto. Por enquanto, cinco outras capitais brasileiras já receberam a nova geração de conexão: São Paulo, Brasília, Porto Alegre, João Pessoa e Belo Horizonte.
Atualmente, por conta das características territoriais, Belém e Manaus são as capitais mais problemáticas para o avanço da nova rede.
Durante um seminário, o ministro das Comunicações Fabio Faria revelou esperar um avanço importante da tecnologia ainda neste mês. “O nosso radar que até o final desse mês pelo menos 25 capitais já estarão funcionando o 5G”, afirmou.
Calendário 5G
Até 31 de julho de 2024, todas as capitais e o Distrito Federão devem alcançar a instalação de uma antena a cada 30 mil habitantes. E só 2029 é o prazo final para o 5G estar disponível em todos os municípios brasileiros com mais 30 mil habitantes.
Fonte: G1
Comentários