FIFA 23 pode ser o último jogo da franquia (mais sobre isso abaixo), mas não vai mudar uma longeva tradição dos jogos de futebol publicados pela Electronic Arts (EA): a empresa norte-americana confirmou que o próximo jogo da série ainda contará com as loot boxes.

As Loot Boxes são, essencialmente, itens aleatórios que podem ser adquiridos via código/voucher, conquistados nas partidas ou comprados separadamente do jogo que elas representam, podendo liberar para o usuário materiais como novos avatares, armas (para jogos de tiro ou RPG) ou jogadores para composição de times, como é um dos muitos casos com FIFA 23. Normalmente, essas “caixas” são divididas em categorias de preços e, quanto mais caro o valor, maior a chance de você receber um benefício mais raro.

A medida de microtransação é bastante controversa e a própria EA já se viu envolvida em brigas judiciais por causa dela, mas desde FIFA 21, a empresa introduziu a mecânica “Preview Pack”, que permitia aos jogadores enxergar o conteúdo de cada loot box antes de comprá-la, eliminando parte do teor de aleatoriedade da aquisição.

Controverso ou não, é fato que o uso de loot boxes traz à EA muito dinheiro, então a empresa decidiu continuar a prática. No site oficial de FIFA 23, há uma breve referência a um “novo tipo de moeda” chamado “STARS”, que os gamers podem “comprar” para usar na aquisição de “jogadores, pacotes e mais”. A fim de esclarecer a dúvida de forma mais objetiva, o Eurogamer questionou a EA, que confirmou via comunicado que sim, essas serão as loot boxes no novo jogo.

A confirmação, aliás, vem pouco tempo depois de o governo britânico dar o sinal verde para a prática. Até alguns meses atrás, a situação estava, como diz a expressão, “em banho-maria”, aguardando uma decisão das autoridades digitais do Reino Unido sobre a necessidade de uma legislação sobre este modelo comercial. Os juízes que analisaram o caso decidiram que não.

Do comunicado enviado pela EA:

“Nós acreditamos de coração que os packs Ultimate Team e FUT, que são parte essencial do jogo por mais de uma década, são uma parte integral de ‘FIFA’ que os gamers amam – os fãs adoram o fato de que o jogo reflete a empolgação do mundo real de criar uma estratégia de gerenciamento de um time. Dar aos gamers a escolha de consumir como eles desejam é simplesmente justo.

É válido ressaltar que gastar dinheiro é algo inteiramente opcional em nosso jogo, e nós não encorajamos a compra de benesses sobre a capacidade de ganhá-las jogando. Os packs FUT funcionam da mesma forma independente de serem comprados ou conquistados, e a maioria dos usuários sequer usam dinheiro no jogo. Por exemplo, nove em cada 10 packs FUT abertos em FIFA 22 foram conquistados via gameplay”.

Imagem mostra a presença de times de futebol feminino em FIFA 23, da Electronic Arts

Em FIFA 23, haverá pela primeira vez a presença de ligas de futebol feminino (Imagem: EA/Divulgação)

FIFA 23 é o fim?

A marca “FIFA” é propriedade da Fédération Internationale de Football Association, o corpo que governa o esporte do futebol em caráter mundial. Nos games, o nome é um licenciamento da organização com a Electronic Arts, presente no mercado há mais de 30 anos.

E, após FIFA 23, ele deixará de existir.

Não, não será o fim da franquia de futebol da EA. Ela só deixará de ter esse nome e dará lugar ao convenientemente batizado EA Sports FC a partir do ano que vem. A edição deste ano vem para fechar a parceria com chave de ouro pois, não apenas estamos em ano de Copa do Mundo, no Catar, como também esta edição do jogo será a primeira a trazer algumas das equipes de futebol feminino – especificamente, as ligas Barclays Women’s Super League e Division 1 Arkema, além da Copa do Mundo de Futebol Feminino (esta última, como conteúdo pós-lançamento, ou “DLC”).

Não foi divulgado o motivo pelo qual a parceria está acabando e, para todos os efeitos, especulações indicam que a FIFA ou a EA simplesmente não quiseram renovar o licenciamento de marca, algo bastante comum nos negócios envolvendo propriedades intelectuais. Há quem afirme que a decisão partiu da EA, já que desde FIFA 22, a empresa havia pedido pelo registro da marca EA Sports FC, o que indica que ela vinha planejando isso há um bom tempo.

Entretanto, isso não deve ter muito efeito na prática, considerando que, separadamente da FIFA, a EA tem acordos de licenciamento com mais de 300 parceiros, entre equipes, jogadores, ligas e representantes de talentos.

FIFA 23 tem lançamento previsto para 30 de setembro de 2022, para PlayStation 5, Xbox Series X/S, Windows (PC), PlayStation 4 e Xbox One.

via Eurogamer

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