39% dos brasileiros aceitam ser rastreados por aplicativos, mostra pesquisa
Levantamento feito em parceria com o TikTok mostra que o usuário de games hipercasuais é o que mais aceita ser rastreado por aplicativos no paísBy - Cesar Schaeffer, 11 agosto 2022 às 12:57
Nada a esconder. O Brasil é o terceiro país do mundo com maior taxa de “opt-in”. Por aqui, segundo levantamento realizado pela Adjust, uma plataforma de análise de marketing móvel, 39% dos brasileiros aceitam ser rastreados por aplicativos.
Nosso país fica atrás apenas da Indonésia (50%) e Tailândia (42%), mas mostra a enorme diferença da Alemanha, por exemplo, onde essa taxa de aceitação para ser monitorado por algum aplicativo cai para 17%.
O relatório, elaborado em parceria com o TikTok, mostra que o lançamento da função anti-rastreamento da Apple desde o iOS 14.5 está realmente mudando um pouco este cenário. Agora, pelo menos no iPhone e iPad, a coleta de dados em cada app exige consentimento do usuário.
Rastreados nos games
A pesquisa mostra ainda que a categoria registrou uma média de aceitação de rastreamento de 31% no segundo trimestre de 2022 e os jogos hipercasuais chegaram a 39%.
“Como o marketing mobile continua evoluindo, estamos totalmente comprometidos em proporcionar uma plataforma segura e protegida para nossos usuários ao mesmo tempo em que desenvolvemos soluções dedicadas e métodos de otimização para navegar pelas mudanças junto com nossos anunciantes e parceiros”, afirma Melissa Yang, líder de parcerias no TikTok.
Comentários