Amazon compra a iRobot por US$ 1,7 bilhão
Aquisição pode prejudicar a concorrência, visto que a Amazon é infinitamente maior do que as atuais concorrentes da empresa de robótica domésticaBy - Cesar Schaeffer, 5 agosto 2022 às 15:14
A Amazon anunciou nesta sexta-feira (5) que fechou acordo para comprar a iRobot, criadora do popular robô aspirador Roomba, por US$ 1,7 bilhão. As duas empresas não revelaram quando o a aquisição será concluída, mas isso também vai depender da aprovação dos acionistas da iRobot e de agentes reguladores.
A Amazon não comentou sobre seus planos exatos com a incorporação da empresa de robôs, mas além da possibilidade de colocar mais uma câmera na casa dos seus consumidores, a aquisição pode resultar em domínio absoluto do mercado de robótica doméstica.
iRobot
Fundada em 1990, a iRobot começou focada em robôs militares. A grande virada veio em 2002, quando a empresa lançou o primeiro modelo Roomba, que rapidamente se tornou popular e vendeu milhões de unidades. Em 2016, a iRobot vendeu seu negócio militar e seguiu apenas com a linha doméstica.
Amazon, o fim da concorrência
Atualmente, a iRobot tem uma concorrência forte de marcas como a Eufy, a Neato, Roborock, Shark e Wyze. Com a entrada da Amazon no jogo, os rivais podem ser esmagados pela big tech, que tem muito mais recursos para investir e, certamente, marketing mais agressivo.
Via: Engadget
Comentários