[Review] Galaxy M53 5G tem autonomia para dois dias com folga
O Galaxy M53 5G é uma boa opção de celular intermediário que entrega uma performance boa para rodar apps, mas surpreende mesmo na autonomia. Veja nosso review!By - Alvaro Scola, 8 julho 2022 às 15:35
O Galaxy M53 chegou ao Brasil no mês de maio como uma nova opção de smartphone intermediário com suporte a redes 5G. O smartphone também chama a atenção por outros detalhes, como um sistema de câmeras quádruplo e ter atualizações garantidas até o Android 15.
O blog KaBuM! recebeu uma unidade do Galaxy M53 5G para testes e conta o que achou neste review. Confira!
- Design e acabamento
- Tela e som
- Desempenho e autonomia
- Fotos e vídeo
- Sistema
- Preço e disponibilidade
- Conclusão
Design e acabamento
O Galaxy M53 adota o plástico como principal material de seu acabamento, que acaba trazendo um visual elegante e discreto ao mesmo tempo. O blog KaBuM! recebeu o aparelho na cor azul, que pessoalmente gosto bastante, e que não pega sujeira ou manchas com tanta facilidade.
O celular conta com uma espessura de 7,4 mm e peso de 176 g. De forma geral, o aparelho é bastante leve e oferece uma boa pegada. Entretanto, devido a ter uma tela de 6,7 polegadas, o mesmo não pode ser tão recomendado para quem gosta de usar o celular com apenas uma mão.
Já o local em que ficam as câmeras do Galaxy M53, assim como na maioria dos celulares atuais, é um pouco saltado. Entretanto, a Samsung acertou aqui na questão do design, uma vez que o aparelho não fica balançando em qualquer superfície.
Na sua lateral, além dos botões de volume, está o botão “Power” junto com o leitor de impressões digitais. O mesmo, inclusive, apresentou poucos erros durante os meus testes e um bom tempo de resposta para desbloquear o aparelho. Do outro lado, está a bandeja do aparelho, que permite o uso de dois cartões SIM ou um cartão SIM e um cartão de memória microSD.
Assim como a maioria dos aparelhos recentes, o Galaxy M53 não conta com uma porta para fones de ouvido. Já o seu alto-falante fica localizado na parte de baixo ao lado da porta USB-C.
Tela e som
O Galaxy M53 5G vem com uma tela Super Amoled Plus de 6,7 polegadas e taxa de atualização de 120 Hz. A taxa de atualização só pode ser definida nos níveis Padrão (60 Hz) ou Alta (120 Hz). Se por um lado ganhamos mais fluidez nos menus, infelizmente, a bateria descarrega mais rapidamente. Aqui, um modo de taxa de atualização variável pode fazer falta.
Já como outros aparelhos da Samsung com tela Amoled, o display do Galaxy M53 apresenta cores bem vivas, que podem ter sua intensidade ajustada. Em relação ao nível do brilho, eu não tive qualquer problema para ver o que estava sendo exibido na tela mesmo ao ar livre.
Em relação ao som, ao contar com apenas um alto falante, o volume do Galaxy M53 não acaba sendo dos mais altos. Entretanto, a sua qualidade é bem decente, apesar dos graves não marcarem tanta presença.
Desempenho e autonomia
O Galaxy M53 é um aparelho do segmento intermediário. Entretanto, antes de entrar nos detalhes de sua performance, primeira, veja as principais especificações de sua ficha técnica:
- Processador Octa-core Mediatek MT6877 Dimensity 900
- 8 GB de memória RAM
- 128 GB de espaço de armazenamento expansível via cartão microSD
- Bateria de 5.000 mAh
O Galaxy M53 oferece uma boa performance para as atividades mais comuns do dia a dia, como acessar a internet, escutar música e ver vídeos. Assim, eu não tive problemas de lentidão, mesmo deixando processos rodando em segundo plano, algo que costumo fazer com uma boa frequência.
Já para jogos, o assunto acaba mudando um pouco. De forma geral, o M53 é capaz de rodar a maioria dos jogos atuais, mas quando os títulos são mais pesados, os mesmos precisarão ser executados com suas configurações no mínimo para apresentar uma taxa de quadros aceitável.
Os títulos menos exigentes, felizmente, rodam sem qualquer tipo de problema. Um ponto a ser elogiado é que, independentemente da situação, o aparelho não chegou a esquentar muito nos meus testes, não ao ponto de ficar incômodo segurá-lo.
Nos testes de benchmarking, no Geekbench 5, o Galaxy M53 atingiu 728 pontos para atividades Single-Core e 2.291 pontos para atividades Multi-Core. Já no Wild Life do 3D Mark, a marca de 2.190 pontos foi alcançada com uma média de apenas 13 FPS. Por sua vez, no teste de stress, também do Wild Life, a estabilidade foi de 99,3%.
No teste de autonomia, a história foi bem diferente e o Galaxy M53 surpreendeu bastante.
Ao usar o aparelho por pouco mais de duas horas, incluindo para jogar, a sua bateria foi de 96% para apenas 85%. Já no cenário do dia a dia, graças a isso, o aparelho pode ficar aproximadamente dois dias longe da tomada, com direito a um pouco de carga sobrando.
O tempo para uma recarga completa, com o carregador incluso em seu kit, foi de aproximadamente 90 minutos. Já em apenas meia hora, a carga foi de 0% para 42%.
Fotos e vídeos
O Galaxy M53 5G conta com um sistema quádruplo de câmeras em sua parte traseira, além de uma lente para selfies. Antes de entrarmos nos detalhes dos testes, primeiro, veja suas principais especificações:
- Lente principal wide de 108 MP com abertura f/1.8
- Lente ultrawide de 8 MP com abertura f/2.2
- Lente macro de 2 MP com abertura f/2.4
- Sensor de profundidade com 2 MP e abertura f/2.4
- Lente para selfies de 32 MP com abertura f/2.2
A lente principal do celular faz registros com um ótimo nível de detalhes, sendo que as cores não saem tão saturadas e são bem fiéis ao que está sendo visto de verdade. Outros pontos a serem elogiados no aparelho ficam por seu controle de branco e pelo mesmo se sair bem mesmo em situações que a iluminação não ajuda muito.
A lente ultrawide, entretanto, apresenta resultados bem diferentes. Para começar, as cores capturadas são um pouco mais saturadas, mas nada que comprometa. Entretanto, o nível de detalhes registrado não é muito alto e algumas distorções podem ser notadas, principalmente no canto das imagens.
Os registros feitos com a lente macro do Galaxy M53 5G apresentam resultados mistos. De forma geral, um bom nível de iluminação é praticamente obrigatório para as imagens saírem boas. Entretanto, ainda assim, em algumas situações, o nível de ruído das fotos devido a baixa resolução comprometerá o resultado final.
As selfies, assim como ocorre na lente principal, saem com cores bem fiéis ao que está sendo visto e com um bom nível de detalhes. Já o modo retrato funciona muito bem e não erra ao deixar o rosto ou demais elementos em foco.
O Galaxy M53 5G pode fazer gravações em 4K com até 30 FPS, entretanto, a sua estabilização óptica só pode ser ativada no máximo com a resolução Full HD. Os vídeos capturados com o aparelho, de forma geral, saem com uma cor um pouco mais fria e sem um nível de detalhes tão alto quanto os registrados na foto. Ainda assim, a sua qualidade ainda acaba sendo aceitável.
Sistema do Galaxy M53 5G
O Galaxy M53 5G vem por padrão com o Android 12 e a interface One UI na versão 4.1. De forma geral, a interface da Samsung me agrada por não ser poluída e trazer menus que tem podem ter funções acessadas rapidamente.
Assim como em outros aparelhos da marca, alguns aplicativos vêm pré-instalados, como os da Microsoft, Facebook, Spotify, Netflix e TikTok. Alguns dos apps são úteis, é verdade, mas não são todos os usuários que os utilizarão. Felizmente, todos os aplicativos que não são da Samsung podem ser desinstalados.
Como ocorre em outros modelos intermediários da marca, o modo DeX não está disponível para o Galaxy M53 5G. Já algo positivo é que o smartphone tem atualizações garantidas ao menos até o Android 15.
Preço e disponibilidade
O Galaxy M53 5G chegou oficialmente ao Brasil durante o mês de maio e tem o preço sugerido de R$ 3.499.
Conclusão
O Galaxy M53 é uma boa opção de aparelho intermediário para quem está querendo poder usufruir das redes 5G, que estão cada vez mais chegando ao Brasil. O seu acabamento, apesar de simples, ainda é elegante.
Já a sua performance para executar programas e realizar atividades simples do dia a dia está apenas dentro da média, mas não compromete. Por sua vez, quem realmente quiser jogar um pouco mais pesado pode ficar de olho em outras opções. O verdadeiro destaque seu, entretanto, fica na ótima autonomia proporcionada.
Em relação às fotos e vídeos, apesar da lente macro não fazer o melhor dos serviços, as imagens obtidas com as outras lentes surpreendem na qualidade de imagem obtida.
Comentários
WallisonS
Mentira minha bateria Só dura 1 dia e olhe lá uso só instagram e youtube, do 100% pro 98% ñ demora 5 min, ñ sei se é meu aparelho com problema mais quando olho na ferramenta da samsung diz q a bateria ta normal mais sinto que descarrega rápido