O Super Nintendo foi lançado em 1990 no Japão e chegou aos Estados Unidos em 1991 fazendo bastante sucesso com inúmeros títulos. Agora, tais jogos que tanto alegraram as pessoas nesta década tiveram seus manuais disponibilizados na internet,

Em um projeto feito por uma comunidade liderada pelo streamer Peebs, todos os jogos que tiveram manuais disponibilizados em inglês foram escaneados e disponibilizados para serem visualizados na internet. O site conta com o nome sugestivo de “SNES Manual Archive”, sendo que os documentos estão hospedados no Archive.org.

Navegar pelos arquivos pode parecer uma verdadeira viagem no tempo. É verdade que para hoje em dia, a maioria dos títulos já são bem conhecidos, mas é divertido ver como as empresas davam atenção aos mínimos detalhes para explicar cada detalhe das mecânicas incluídas em seus jogos.

Neste manual do jogo “The Firemen”, em que o jogador assume o papel de um bombeiro, é possível ver como a HUD é bem explicada. Não somente isso, até a tela de “Game Over” é explicada.

Manual de jogo do Super Nintendo - The Firemen

Imagem: reprodução/blog KaBuM!

Projeto de manuais do Super Nintendo levou mais de dois anos para ser completado

De acordo com uma publicação feita por Peebs no Twitter, até o ano de 2020, apenas 52% dos manuais haviam sido escaneados. Já o projeto somente foi completado no dia 1º de julho de 2022, quando o manual do título “90 MInutes European Prime Goal” foi disponibilizado por “Wiredcontrol”, um membro da comunidade.

Além de manuais de jogos do Super Nintendo, Peebs também possui um projeto com os manuais em japonês dos jogos, ou seja, dos títulos para o Super Famicom. Não somente isso, ele também tem outros projetos com manuais de jogos lançados para o Nintendo 64 e o Virtual Boy.

Comentários

1

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
1 Comentário
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Fernando José
12 de julho de 2022 19:25

Parabéns pela iniciativa o SNES merece marcou a infância de muitos e a minha também.