League of Legends: como jogar de Zac AP na mid lane
Gameplay focada em equipe pode tornar Zac uma escolha viável para a rota do meio em League of LegendsBy - Igor Shimabukuro, 21 junho 2022 às 16:19
No League of Legends, existem dois grupos bem específicos: os tryhard que jogam seguindo o meta do MOBA e outros que preferem escolhas troll mais exóticas e nem tão convencionais assim. Neste último, certamente estão os players que jogam de Zac AP na mid lane.
É verdade que a escolha pode não ser das melhores, mas está longe de ser a pior. Aliás, um jogador com nick de “GIMME A HOT BOY” recentemente chegou ao Grão-Mestre das filas ranqueadas europeias jogando com esse pick exótico. Talvez uma prova viva de que, sim, a escolha é viável.
Por que jogar de Zac AP na rota do meio?
O fato do campeão ter um alto dano base e escalar com AP poderia ser uma das boas justificativas para a escolha. Mas o principal motivo é certamente o fator ineditismo: Zac não é um campeão popular em elos mais altos, muito menos com uma build AP.
Logo, a ideia é surpreender os inimigos com engages à distância e burst damage, além de forçar que os oponentes encarem uma rota sem grandes informações sobre a match up. De quebra, o campeão também combina com itens de resistência e sua passiva pode ser útil após uma iniciação forçada.
É claro que existem contras: possivelmente ficar atrás em gold e XP, ser facilmente counterado por outros campeões do League of Legends, além de receber alguns reportes logo na seleção de picks. Mas tudo isso pode ser ignorado se mecânica e espírito de equipe estiverem em dia.
Como jogar de Zac mid em League of Legends
Partindo para a prática, saiba que jogar de Zac AP mid vai exigir confiar em seus companheiros de League of Legends — sim, é difícil. Isso porque a gameplay com o campeão não deve focar na fase de rotas, mas sim em roamings pelo mapa com o intuito de garantir vantagem ao seu time.
O ciclo vai consistir em empurrar a rota do meio e caminhar pelo mapa para gankar as lanes. Não ligue muito para o farm — o player “GIMME A HOT BOY”, por exemplo, tinha um creep score de 2 minions por minuto —, mas não se esqueça de retornar ao mid para, ao menos, garantir experiência.
Posteriormente, o foco será em lutas e pickoffs. Zac possui uma das melhores iniciações do League of Legends, o que vai facilitar na hora da briga. Mas além das grandes fights, o campeão é ótimo para pegar inimigos de surpresa ou mesmo em duelos 1 vs 1.
De resto, tenha em mente que o campeão terá papel de burst e tank ao mesmo tempo. Por conta disso, a build será baseada em itens como Zhonyas, Abraço Demoníaco, Véu de Banshee e uma Proteção Imutável como item mítico. Demais itens serão situacionais.
Escolha não é para qualquer um
Vale frisar que do mesmo balaio de Janna e Yummi no topo, Zac mid não é uma escolha fácil. Será preciso fazer bom uso de seu kit de engage para dar vantagem ao seu time e ao mesmo tempo tomar cuidado ao lidar com mid laners com grandes alcances.
Mas apesar das dificuldades, a escolha pode ser uma boa maneira para pegar inimigos desprevenidos e conquistar alguns PdLs na SoloQ.
Via: HappyChimeNoises
Comentários