Cyberbullying é crime no Japão e lei prevê até um ano de prisão
Aumento na rigorosidade da lei contra cyberbullying foi aprovada esta semana e, além da prisão, prevê multa de US$ 2.200By - Cesar Schaeffer, 19 junho 2022 às 8:05
No Japão, cyberbullying é crime. Lá, pessoas condenadas por insultar alguém online – seja qual for a plataforma – podem ser presas por até 30 dias. Mas agora o assunto ficou ainda mais sério.
Esta semana, o parlamento japonês aprovou uma emenda ao código penal do país que vai aumentar o tempo de prisão para até um ano; além de uma multa de US$ 2.200. O prazo de prescrição da acusação também aumentou; de um para três anos.
Segundo um porta-voz do Ministério de Justiça, o código penal do Japão define insultos como “rebaixar publicamente a posição social de alguém sem se referir a fatos específicos sobre eles ou a uma ação específica”. O que é diferente da difamação – também punível por lei – que é descrita como “rebaixar alguém publicamente”.
Cyberbullying que mata
O aumento do rigor na legislação japonesa vem depois que a estrela de um reality show de 22 anos se suicidou em 2020. A lutadora Hana Kimura foi alvo de um “linchamento digital” e inúmeros abusos online. Sua morte levou a pedidos de punições mais severas contra o cyberbullying.
Fonte: CNN
Comentários