Primeira estrada que carrega carros elétricos estará pronta em 2023
Sistema de carregamento sem fio embaixo da rua pode ser instalado em rotas de ônibus, semáforos e áreas de congestionamento para carregar parcialmente os veículos elétricosBy - Cesar Schaeffer, 4 junho 2022 às 12:06
A primeira estrada com capacidade de carregamento sem fio para carros elétricos será construída na cidade de Detroit, nos Estados Unidos. Segundo a empresa israelense Electreon, responsável pelo projeto piloto, o trecho inicial para testes terá apenas 1,6 km de extensão e deve ficar pronto em 2023.
A instalação consiste em uma rede subterrânea de bobinas de carregamento conectadas à rede elétrica local. Ao passar pelo trecho, os veículos elétricos com um receptor específico poderão carregar parcialmente suas baterias ainda em movimento.
Sem um receptor ativo – que deverá ser instalado nos veículos – o sistema não emite eletricidade; em outras palavras, pessoas e animais que atravessarem a rua não serão eletrocutados.
Carregamento sem fio para carros elétricos
Ainda que a estrada não reabasteça totalmente a bateria, especialmente considerando sua curta extensão, ela vai permitir que os carros elétricos percorram uma distância um pouco maior antes de ter que parar para um novo carregamento.
De acordo com um representante da empresa israelense, um ótimo lugar para implementar o sistema de carregamento seriam rotas de ônibus, já que são previsíveis e repetitivas.
Áreas com muito congestionamento também podem usufruir da tecnologia; com o veículo parado no trânsito, pode ser um bom momento para recarregar um pouco sua bateria.
O custo de implementação de estradas com carregamento sem fio não seria razoável, ainda assim, há uma série de oportunidades de aplicações como as citadas acima, ou até mesmo semáforos, que podem funcionar muito bem no futuro.
Comentários