Youtuber exclui diversas trilhas sonoras da Nintendo após mais de 500 strikes
Novo episódio envolvendo direitos autorais prova que a Nintendo segue firme na proteção de suas propriedades intelectuaisBy - Igor Shimabukuro, 2 junho 2022 às 10:09
Mais um caso vem à tona para provar que a Nintendo permanece focada em proteger suas propriedades intelectuais (IPs). O alvo da vez agora foi o canal DeoxysPrime do YouTube, que teve de remover uma dúzia de trilhas sonoras da desenvolvedora japonesa de seu perfil após receber mais de 500 reivindicações de direitos autorais.
O canal não estava compartilhando álbuns disponíveis comercialmente. Na verdade — e assim como faz com outros títulos —, DeoxysPrime faz uploads de trilhas sonoras completas retiradas diretamente dos jogos. Fato é que isso parece não fazer diferença para a Nintendo.
As soundtracks excluídas envolviam trilhas de Smash Bros., Donkey Kong Country, Wind Waker, F-Zero, além de músicas de jogos mais recentes de Mario e Mario Kart.
“Com efeito imediato, removerei todas as músicas da Nintendo do meu canal. Com mais de 500 reivindicações e uma dúzia de trilhas sonoras bloqueadas na última semana, fica bem claro que eles não querem suas músicas no YouTube. Sinto muito por todos que curtem suas músicas, mas não tenho muita escolha”, publicou o canal em seu perfil oficial no Twitter.
Effective immediately I will be removing all Nintendo music from my channel. With 500+ claims and a dozen soundtracks blocked over the last week it’s pretty clear they don’t want their music on YouTube. I’m sorry to everyone who enjoys their music but I don’t have much choice.
— DeoxysPrime (@DeoxysPrime) May 30, 2022
“Caça às bruxas” da Nintendo deve continuar
Vale frisar que DeoxysPrime é apenas o mais recente canal que foi enquadrado pela desenvolvedora japonesa. No começo do ano, o canal GilvaSunner recebeu mais de 1.300 bloqueios de direitos autorais da companhia e teve de encerrar o seu perfil no YouTube.
DeoxysPrime confirmou que seguirá ativo e que não removerá suas outras trilhas sonoras. Mas deu um alerta. “Canais maiores do que o meu foram atingidos antes e, eventualmente, aqueles que tomarem seus lugares também acabarão assim”.
Tudo indica que, a menos que a Nintendo disponibilize essas trilhas em alguma plataforma (como o Spotify, por exemplo), será tarefa quase impossível reviver momentos nostálgicos pelas bandas da internet.
Via: Kotaku
Comentários