A Apple, o Google e a Microsoft anunciaram um plano polêmico, mas que deve resolver questões simples do dia a dia, como o esquecimento de senhas. As empresas querem expandir o suporte a um padrão de login sem senha.

Com a implementação do chamado padrão Fido, espera-se que bilhões de usuários consigam acessar seus dispositivos e serviços online sem digitar uma combinação de letras e números. Em troca, a impressão digital, rosto ou um PIN do dispositivo devem ser usados.

Ao mesmo tempo em que melhora a experiência de login para o usuário final, a novidade pode ajudar as empresas a garantir que seus funcionários estejam menos expostos a golpes e ameaças para roubo de credenciais.

Vale citar que, embora as três empresas tenham sido citadas para trazer a novidade, todas já contam com opções de autenticação sem senha – bem como diversas outras empresas que optaram por permitir login com impressão digital, por exemplo.

Autenticação sem senha na Apple, Microsoft e Google

senhas e passwords

Imagem: Shutterstock

Apenas para comparação, em 2020, a Microsoft declarou que mais de 150 milhões de usuários estavam usando a ferramenta de autenticação sem senha todos os meses. Essas medidas, segundo a empresa, eram adotadas em serviços como o Windows Hello usando ferramentas como o Azure AD e o Microsoft Authenticator.

No caso da Apple, a opção de login usando o FaceID ou TouchID por meio do iCloud Keychain está disponível há algum tempo.

Por fim, o Google revelou planos para trazer a opção de autenticação sem senha para seus usuários até 2023. Ainda não se sabe quais serviços terão a novidade, mas espera-se que a proteção baseada em combinações criadas pelo usuário possa estar chegando ao fim.

Mais proteção para o usuário?

malware, phishing

Imagem: Bloomicon/Shutterstock

Essa implementação pode ser uma solução para o problema do vazamento de senhas e roubo de credenciais, um crime cada vez mais presente na internet. Anualmente, há diversos incidentes do tipo – e esse número dobra a cada ano.

É por conta disso que 92% das empresas acreditam que a autenticação sem senha é o futuro do acesso a contas, principalmente a partir do momento em que essas companhias veem que há diversas fraquezas em sistemas de segurança com credenciais padrão.

Mais empresas adotando a possibilidade

Imagem mostra mãos digitando em um teclado, à frente há um holograma de um cadeado representando a segurança da senha

Imagem: anyaberkut/iStock

Mas as já citadas Apple, Google e Microsoft não são as únicas a apostarem na autenticação sem a utilização de senhas.

A Okta, por exemplo, anunciou o lançamento do Okta FastPass, uma solução que permite o registro de dispositivo em um diretório universal para que os usuários façam login em apps na nuvem ou em VPNs sem uma senha.

Em outro exemplo, é possível citar a Hypr, que desenvolveu uma solução multifator, que transforma o smartphone do usuário em um token Fido e concede a possibilidade de fazer login usando o Hypr Desktop MFA e, a partir disso, acessar diversos serviços.

Via: Venture Beat

Comentários

1

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
1 Comentário
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Eduardo Oliveira
6 de maio de 2022 12:18

A MyCENA já faz isso desde 2019 e os caras vão cada vê chegando mais longe com isso. As 3 grandes, já deveriam ter feito isso a muito tempo. Estão super arrasados