Microsoft Edge adicionará serviço VPN gratuito integrado ao navegador
Em desenvolvimento, ferramenta promete criptografar a conexão com a internet a partir de navegadores EdgeBy - Igor Shimabukuro, 2 maio 2022 às 9:57
Já faz algum tempo que a Microsoft tem trabalhado para atrair mais usuários para o Edge. E neste sentido, o mais novo esforço da big tech será a adição de um novo serviço VPN integrado (e gratuito) ao navegador, o que pode tornar o browser ainda mais popular.
Intitulado de Edge Secure Network, o recurso foi descoberto em uma página de suporte da própria Microsoft. Nela, a empresa afirma que a ferramenta vai criptografar a conexão com a internet, possibilitando a proteção dos dados de provedor de acesso à internet (ISP).
Assim como outros serviços de VPN, a ferramenta também poderá mascarar a localização e permitir acessos a serviços de regiões bloqueadas. Apesar de gratuito, o Edge Secure Network é limitado a 1 GB de uso de dados por mês e pode não substituir uma VPN paga para quem costuma viajar com frequência.
A Microsoft diz ainda que não começou a testar a ferramenta, mas é provável que ela seja liberada como versão prévia no futuro próximo. O recurso exigirá uma conta Microsoft e poderá ser ativado pela opção “Rede segura” no menu de três pontos do navegador Edge.
Avanço do Edge
A informação é vista como mais um anúncio da big tech para popularizar ainda mais o seu browser entre a comunidade de internautas. É certo que alcançar a liderança do Google Chrome será uma trajetória quase impossível, mas os esforços têm rendido alguns bons números.
Em março, por exemplo, o Edge alcançou a fatia de 9,65% de usos globais, ultrapassou o Safari (9,57%) e tornou-se o 2º navegador mais usado no mundo. Apesar disso, o navegador está longe de incomodar o império do Chrome, que detém mais de 67% do setor.
Source: StatCounter Global Stats – Browser Market Share
De todo modo, é bem possível que o Edge conquiste mais usuários daqui pra frente. Isso porque, além da crescente nos últimos meses, o Internet Explorer vai ser oficialmente encerrado em 15 de junho. E a tendência é que mais internautas migrem para o outro browser da Microsoft.
Via: Engadget
Comentários