O WhatsApp está focado em otimizar seu serviço de pagamentos peer-to-peer na Índia. Em busca de atrair mais comerciantes da região e acirrar a concorrência com apps rivais, o mensageiro vai introduzir um novo sistema de recompensas em cashback dentro de algumas semanas.

Segundo fontes que possuem acesso direto às estratégias da companhia, o WhatsApp deve lançar até o final de maio uma oferta de cashback de até 33 rúpias indianas (R$ 2,16, em conversão direta) para usuários que fizerem transferências em seu serviço de pagamento. O incentivo será ofertado mesmo para valores de 1 rúpia indiana (R$ 0,065).

A medida foi confirmada pelo próprio mensageiro. “Estamos realizando uma campanha oferecendo incentivos de reembolso de forma faseada para nossos usuários como forma de desbloquear o potencial de pagamentos no WhatsApp”, disse um porta-voz da empresa.

WhatsApp aberto em smartphone

Imagem: Anton/Pexels

Tido como uma estratégia para captar novos usuários, o anúncio acontece dias após a ferramenta conseguir uma aprovação regulatória para mais que dobrar sua oferta de pagamentos — de mais de 40 milhões para 100 milhões — na Índia, seu maior mercado.

O mensageiro já é o aplicativo mais popular do país, mas a resistência regulatória dificultou uma expansão mais agressiva do serviço de pagamentos. Com a nova flexibilização, a empresa agora tenta captar mais clientes em um mercado dominado por Google Pay, Paytm e PhonePe.

Mais esforços do WhatsApp

Mas isso não é tudo: além de reembolsos em transferências, o WhatsApp também quer oferecer incentivos em cashback para usuários que pagarem pedágios, serviços públicos e outras contas diretamente pelo aplicativo, disseram algumas fontes.

A estratégia parece ser certeira, uma vez que um estudo interno realizado na Índia constatou que os incentivos estão entre os principais motivos para adesões em aplicativos de pagamento concorrentes do mensageiro da Meta.

Daqui alguns bons meses poderemos saber se a estratégia do WhatsApp foi (ou não) efetiva.

Fonte: Reuters

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