As TVs mais bem avaliadas para comprar na Black Friday
Dicas
Como apagar permanentemente a conta no WhatsApp
Neste tutorial, também ensinamos como excluir uma conta no mensageiro de um ente querido que já se foiBy - Liliane Nakagawa, 27 abril 2022 às 13:35
Desde o lançamento em novembro de 2009, o aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp tem ganhado popularidade. Hoje, com mais de uma década, é o mensageiro mais usado do mundo, com 2 bilhões de usuários ativos, de acordo com a Meta, holding controladora do serviço.
O Brasil é um dos 10 países que figuram no ranking com maior público. Só perde para a Índia, que responde por quase 400 milhões de usuários no WhatsApp.
Embora o mensageiro da Meta sustente a presença em mais de 180 países, a concorrência no segmento cresceu bastante nos anos. O Telegram, de Pavel Durov, por exemplo, é um dos que brigam nessa disputa por usuários. Mais recentemente, o Signal, foi acrescentado como alternativa muito buscada, principalmente, pela proposta pró-privacidade, código-fonte aberto (open source) e por não ser financiado por acionistas ou empresas.
Em janeiro de 2021, o WhatsApp sentiu mais intensamente a ameaça dos concorrentes após anunciar os novos termos nas políticas de privacidade do mensageiro, obrigando usuários a aceitarem-na. A procura por alternativas foi visível. Aplicativos de chats como o já conhecido Telegram e o ‘estreante’ Signal de um público maior apareceram no topo do lista dos apps mais buscados em repositórios oficiais como App Store e Play Store, do Google, em vários países do globo.
A migração continua — e por vários motivos, mais provavelmente relacionado ao tratamento de dados dos usuários dado pela detentora do aplicativo. E se você está decidido a sair de vez do WhatsApp, ajudamos a deletar a conta em um passo a passo simples descrito logo abaixo.
Como apagar a conta do WhatsApp
- Abra o aplicativo. Certifique-se se está logado com a sua conta;
- Toque em “Mais Opções” (Android), localizado geralmente nos três pontos no canto da tela (veja imagem abaixo), ou “Configurações > Conta” (iOS), ou em “Opções > Configurações” (KaiOS);
- Escolha “Deletar minha Conta” — depois de ter passado por “Mais Opções”, “Configurações” e “Conta” (Android);
- Em seguida, insira o número do telefone em formato internacional (com o código do país — DDI, e código do estado — DDD).
Apagar a conta do WhatsApp vai:
- Excluir sua conta do WhatsApp;
- Apagar o histórico de mensagens;
- Exclui o usuário de todos os seus respectivos grupos do WhatsApp;
- Excluir o backup do Google Drive (Android).
Importante
- Apagar o aplicativo do celular não exclui a conta. Para isso, é preciso seguir os passos descritos acima.
- Não será possível reativar a conta após o usuário tê-la apagado, mesmo em casos acidentais.
- Apagar a conta do WhatsApp não vai apagar mensagens enviadas anteriormente a grupos ou contatos.
- Por várias razões técnicas e legais, o WhatsApp também pode manter alguns dos dados do usuário, mas esses não serão associados mais diretamente à identidade do proprietário da conta.
- Após o processo, é possível que leve até 90 dias para apagar completamente ‘todas’ as informações e dados. Apesar disso, não será possível ter acesso a eles, mas eles ainda existirão “nos bastidores”.
Como apagar uma conta de um falecido no WhatsApp
Há três opções neste caso.
Opção 1: siga o processo normal para apagar a conta, como descrito no passo a passo acima.
Opção 2: contate o WhatsApp caso não tenha acesso direto à conta. O departamento de atendimento ao cliente da empresa recomenda contatá-los diretamente se estiver tentando apagar uma conta de alguém falecido sem acesso.
Essa opção pode ser mais demorada, já que serão solicitadas provas de que o falecido está realmente morto, bem como documentação que demonstre que a exclusão da conta está entre seus deveres de executor. Testamento e a certidão de óbito ou obituário podem ser solicitados.
Caso a autorização de acesso seja negada, há opções para simples para apagar a conta.
Opção 3: não faça nada, aguarde 120 dias. A conta inativa é excluída automaticamente pelo próprio WhatsApp.
Alternativas ao WhatsApp
O blog KaBuM! produziu um story com dicas de aplicativos de mensagens instantâneas focados em privacidade do usuário.
Comentários