Em 5 anos, o Android perdeu um pouco da dominância de mercado e registrou uma perda de 8% de participação no global nos sistemas operacionais. Em janeiro de 2022, a fatia que representava o sistema respondia por 69,74% contra 77,32%, que era o valor total que o OS ocupava desde julho de 2018.

Ainda assim, o OS impera em relação à concorrência: 7 em cada 10 smartphones no mundo rodam o OS. E ele está longe de ser ameaçado por rivais, aliás.

De acordo com Edith Reads, especialista em finanças e mercado da StockApps.com, por ter a premissa de código aberto e ser mais acessível para uma ampla parcela do mercado, o sistema da Google conquista um lugar de preferência entre os usuários globalmente.

Google Android

Imagem: Shutterstock

Para a especialista, a Google construiu uma base sólida e dificilmente “atacável”, portanto será preciso acontecer algo realmente fora da curva para que rivais como a Apple, ou outros, passe à frente da marca.

Android vem perdendo mercado há algum tempo

Um dos principais motivos apontados por especialistas com relação à queda do sistema está por conta do aumento da concorrência no mercado.

“Uma olhada rápida nos dados mostra que o iOS ganhou 6% [de mercado] entre julho de 2018 e janeiro de 2022. De 19,4%, a Apple aumentou sua participação no mercado de sistemas operacionais para 25,49%. Outros desenvolvedores de SO de pequena escala respondem pelos 1,58% restantes que o Google descartou”, observou Edith.

Nova versão do iOS traz desbloqueio do Face ID usando máscara

O iOS, da Apple, é o principal concorrente do sistema da Google no mundo – Imagem: Bagus Hernawan/Unsplash

Domínio geográfico

O domínio do Android também tem a ver com localidade. Na África, por exemplo, 84% de todos os smartphones são baseados no sistema, enquanto que iOS responde por cerca de 14% do mercado no continente. Outros sistemas como o da Samsung, da Nokia e o KaiOS (sistema de código aberto da KaiOS Technologies baseado em Linux) compartilham os 2% restantes.

Na Europa, a capilaridade é similar: o OS da Google responde por 69,32% do mercado, enquanto que iOS roda em 30% dos dispositivos. Os outros sistemas operacionais lutam para conquistar os outros 1%.

Os continentes asiático e sul-americano têm o sistema em 81% e 90% do mercado, respectivamente. O iOS, por sua vez, responde por 18% na Ásia e 10% na América do Sul.

América do Norte e Oceania são os únicos continentes em que o iOS domina na comparação (e onde a disputa entre os rivais é bem acirrada), respondendo por 54% do mercado em ambas as regiões, enquanto o Android fica com 45%.

Via: StockApps

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários